Uma equipe internacional de cientistas liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) chegou à cidade de Wuhan, no centro da China, segundo informou a televisão estatal chinesa nesta quinta-feira (14).
Os técnicos investigarão as origens do novo coronavírus na cidade que foi o primeiro epicentro global de casos da Covid-19, com registros desde o final de 2019.
A equipe de investigadores inicialmente planejava entrar na China no início de janeiro, mas sua chegada foi atrasada devido à falta de autorização de Pequim.
Na ocasião, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse estar “desapontado” com o impedimento da entrada da equipe. “Estive em contato com altos funcionários chineses e mais uma vez deixei claro que a missão é uma prioridade para a OMS e a equipe internacional”, disse.
O Dr. Michael Ryan, diretor executivo do programa de emergências de saúde da OMS, disse que havia um problema com os vistos e um membro da equipe já havia voltado para casa. O outro estava esperando em trânsito em um terceiro país.