Previsto para os próximos dias, um novo reajuste na tarifa dos pedágios executados no trecho Norte da BR-101 já está em análise. A adequação consta no contrato de concessão firmado entre ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e a empresa Arteris S/A (Autopista Arteris Litoral Sul).
O motivo consta em contrato já que, na próxima semana, o vínculo firmado entre as partes completa 13 anos – de um total de 30. Está no capítulo VI do documento a indicação do que é chamado de TBPI (Tarifa Básica de Pedágio a Preços Iniciais).
“A TBPI terá seu primeiro reajuste contratual na data do início da cobrança do pedágio e será reajustada, a cada ano, sempre na mesma data do início da cobrança do pedágio”, pontua o documento com 56 páginas e que está à disposição no site da empresa.
Essa tarifa básica, ainda conforme o documento, segue um cálculo a partir da variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). A estimativa, se não houver maiores eventos sobre os valores praticados, é que a tarifa sofra um arredondamento.
Atualmente as quatro praças da empresa localizadas em território catarinense – uma quinta praça está localizada no Paraná – cobram o valor de R$ 3,90 para veículos de passeio.