Nesta quarta-feira, 10, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) recebeu mais um filhote para treinamento para buscas.
O Cabo Genivan Küll agora forma um binômio (dupla entre bombeiro militar e cão de busca) com o Bob. Eles são do quartel de Itapema, que pertence ao 13º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Balneário Camboriú.
“No quartel em que eu trabalhava anteriormente já havia um binômio. Eu esperava há 12 anos por isso, mas a tão esperada oportunidade surgiu quando vim transferido para Itapema, há aproximadamente sete anos e, assim, começou todo esse processo, que deu certo”, exclama o cabo.
O filhote Bob é de São Paulo, do mesmo canil do cão de busca Orion, certificado neste ano e foi selecionado entre sete filhotes, presencialmente, pelo próprio cabo, que é cinotécnico – especialista em atuação com cães – formado no CBMSC, com mais de 300 horas de estágio.
“O Bob se destacou pela energia e disposição dele, bem como pela coragem apresentada nos testes, que são características que buscamos em um cão para buscas, além disso, o contato dele com humanos foi um ponto positivo”, comenta o cabo Küll. “Outro ponto foi a sinergia que tivemos desde o início, que acredito ser um ponto importante para a nossa parceria”, diz.
A partir deste momento, serão dias de muito trabalho, para preparar o Bob, que tem 54 dias de vida, para as certificações que acontecem a partir dos 15 meses. Essas certificações são obrigatórias para que um cão fique operativo e possa atuar no CBMSC.
O nome do filhote, Bob, foi escolhido por conta de um desenho animado, dos anos 90, chamado “O Fantástico Mundo de Bob”.