A Arteris Litoral Sul, concessionária da rodovia, inicia na noite de domingo (21), a partir das 22h, a última etapa das obras de construção da ponte sobre o Rio Camboriú – na marginal de sentido norte da BR-101 (sentido Curitiba). Os trabalhos se concentram no encaixe das cabeceiras da ponte com a rua lateral. Para realização das obras, com duração prevista de três meses, haverá restrição no acesso ao município, no km 135,3, próximo da rua 3300.
A restrição é necessária pois é exatamente neste ponto que a concessionária irá fazer as obras de terrapleno e implantação da pista para encaixar o fluxo que vai passar sobre a ponte até a Avenida Marginal Leste. Durante este período das obras, a alternativa é o acesso ao município dois quilômetros à frente – rua 1926.
Da mesma forma, a concessionária irá trabalhar na cabeceira oposta da ponte – também para providenciar o encaixe com alinhamento de geometria previsto no projeto. Este alinhamento ocorre em uma extensão de 120 metros, está previsto no cronograma de execução da obra, e segue todas as normas técnicas vigentes e aplicáveis.
A etapa final da obra prevê ainda a conexão da rua lateral com a rodovia Interpraias – na altura do km 137. Com isso, os motoristas que trafegam pela Interpraias poderão seguir pela via marginal, transitar pela nota ponte, e acessar a região central do município.
Da mesma forma, a saída 137 da BR-101 também passa a ser o principal acesso para o centro do município – assim que as obras forem concluídas, já no segundo semestre deste ano.
As obras de construção da ponte sobre o Rio Camboriú, na marginal norte, estão com percentual de avanço de 94% – e seguem agora para etapa final.
A ponte tem 426 metros de extensão por 10,3 metros de largura e mobiliza cerca de 50 trabalhadores da concessionária para execução – trabalhos que seguem os protocolos de prevenção à Covid-19. Somente para estrutura da ponte, foram utilizadas 48 vigas pré-moldadas com extensão de até 40 metros e peso de 90 toneladas.
A estrutura viabiliza uma nova ligação importante entre regiões do município, contribuindo para segmentar o fluxo de longa distância e local. Com isso, há expectativa de importante melhora na mobilidade e segurança viária na região.
Polêmica
A obra tem sido muito criticada devido ao visível desalinhamento entre a pista e a ponte.
A ponte tem 426 metros de extensão por 10,3 metros de largura e mobiliza cerca de 50 trabalhadores. Somente para estrutura da ponte, foram utilizadas 48 vigas pré-moldadas com extensão de até 40 metros e peso de 90 toneladas.
A estrutura viabiliza uma nova ligação importante entre regiões do município, contribuindo para segmentar o fluxo de longa distância e local. Com isso, há expectativa de importante melhora na mobilidade e segurança viária na região.
O que não dá pra entender é porque fizeram um projeto que terá que ser refeito: “Esse desalinhamento já estava previsto no projeto. Essa vegetação que aparece a direita na foto fica em área rochosa e não daria pra ponte ser construída ali. A próxima etapa é fazer o alinhamento da pista com a ponte”, informou a Concessionária.