Segundo relatório da Vigilância Epidemiológica do Estado mais de 87 mil pessoas foram vacinadas no mutirão do último final de semana

A parceria entre estado e municípios, proposta pela Secretaria de Saúde de Santa Catarina, para a intensificação da vacinação contra a Covid-19 no fim de semana deu certo. Prova disso é o número de doses que foram aplicadas, um total de 87.262, maior número já registrado em dois dias desde o início da vacinação. Destas, 76.898 foram dose 1 (D1) e 10.364 dose 2 (D2). Os dados são do Balanço Parcial de Vacinação divulgado nesta segunda, 22, pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), com informações fornecidas pelos próprios municípios.

“A gente propôs aos municípios a realização desta grande ação de vacinação e ficamos muito felizes com o retorno positivo que obtivemos. Durante o fim de semana, vimos equipes por todo o estado empenhadas em vacinar o maior número de pessoas possível. Foi gratificante”, ressaltou João Augusto Brancher Fuck, diretor da DIVE/SC.

Essa ação só foi possível, pois a DIVE/SC vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV), da Secretaria de Estado da Saúde (SES) distribuiu na sexta-feira, 19, um novo lote com um total de 73.700 doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, a todas as cidades catarinenses para aplicação da Dose 1 (D1).

Com essa aceleração na vacinação, Santa Catarina soma agora um total de 515.550 aplicadas desde o início da vacinação, no dia 18 de janeiro de 2021. Deste total, 398.136 correspondem a D1 e 117.414 a D2.

Importante ressaltar que dos 295 municípios catarinenses, 28 não encaminharam a informação atualizada de aplicação de doses para o levantamento parcial desta segunda-feira, 22.

 

Novas doses da vacina contra a Covid-19 foram distribuídas nesta segunda, 22

O estado distribuiu outras 146.750 novas doses da vacina contra a Covid-19 (141.000 – Coronavac / 5.750 – Astrazeneca), nesta segunda, 22, para as 17 unidades descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVEs) das Regionais de Saúde. As centrais são responsáveis por encaminhar as doses para os municípios.

O transporte das doses começou pela manhã e contou com o apoio das forças de segurança e salvamento. Todas as doses já foram distribuídas para as centrais regionais.

A maior parte das doses da AstraZeneca/Fiocruz serão destinadas à vacinação de um novo grupo prioritário, o dos povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), essa população será contemplada com a vacina produzida pela Fiocruz, pois o intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda dose é de 12 semanas (3 meses), o que facilita o cumprimento do esquema vacinal, tendo em vista que o acesso a essas comunidades pode demandar um pouco mais de tempo e planejamento.

As demais doses, 141 mil (Coronavac/Butantan) e 900 (AstraZeneca/Fiocruz), serão destinadas integralmente à vacinação dos idosos acima de 70 anos e dos trabalhadores da saúde. Desta vez, também seguindo recomendação do MS, o estado fará a distribuição de 100% das doses recebidas da AstraZeneca/Fiocruz e Coronavac/Butantan para aplicação da Dose 1 (D1), pois há garantia de nova remessa de doses, no prazo adequado para que o esquema vacinal seja finalizado.

Santa Catarina já recebeu um total de 877.590 doses das vacinas Oxford/AstraZeneca e Coronavac/Butantan.