O presidente do Conass, Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, Carlos Lula, em entrevista ao Jornal da Manhã, ressaltou a importância da união de esforços no enfrentamento da pandemia. “É primordial estabelecermos estratégias conjuntas, pois a realidade da pandemia – o aumento de mortes, as filas para UTIs, e a escassez de insumos – é desesperadora. Cada gota do nosso suor pode ser uma vida que salvamos”.
Lula falou ao Jornal da Manhã sobre esse e outros assuntos. Confira a entrevista:
Os principais desafios estão relacionados às demandas por leitos de UTI, recursos humanos qualificados para o processo intubação prolongado, e por kits de intubação, dificuldades com oxigênio – infraestrutura, transporte e cilindros.
“O Ministério da Saúde é o principal responsável para fazer valer as políticas públicas de saúde, mas para isso precisamos do esforço coletivo na busca por soluções para uma situação tão séria e complexa. O Ministério da Saúde vai funcionar 24 horas por dia e apenas quando vencermos a Covid vamos descansar”. Ele ressaltou ainda a importância do uso de máscaras e do álcool em gel, assim como a lavagem das mãos e o distanciamento social.