A partir desta quinta-feira, 1º de abril, ponto facultativo na administração pública, e durante o feriado de Páscoa, alguns serviços do Governo de Santa Catarina terão alterações no funcionamento até a próxima segunda-feira, 5. Atividades essenciais, como saúde, segurança, abastecimento de água (Casan) e distribuição de energia elétrica (Celesc) serão mantidas por escala de plantão ou ato definido pela autoridade competente.
O cronograma de funcionamento dos órgãos atende ao calendário de feriados e pontos facultativos nas repartições públicas do Estado para o ano, estabelecido por meio de Decreto. Confira o horário de funcionamento de cada setor:
Segurança Pública
As Delegacias de Polícia Civil (181 ou WhatsApp 48 98844-0011), a Polícia Militar (190), o Corpo de Bombeiros Militar (193) e órgãos como o Instituto Geral de Perícias (IGP) funcionarão em esquema de plantão/escala.
Os boletins de ocorrência podem ser feitos nas delegacias de polícia ou na DP Virtual. A Polícia Militar também disponibiliza o aplicativo PMSC Cidadão, ferramenta que permite denúncias de forma anônima, ações de proteção à mulher vítima de violência doméstica e familiar, dentro do Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher.
Defesa Civil
A Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) orienta a população que em caso de emergência acione a coordenadoria municipal de Defesa Civil, no telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, no número 193. A DCSC permanece de plantão para apoiar os municípios em caso de situações adversas. O monitoramento climático e a emissão de alertas podem ser acompanhados no site e redes sociais da DCSC. Também é possível cadastrar os telefones para receber alertas via SMS. Para isso, basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 contendo no corpo do texto o CEP do local que deseja ser monitorado.
Saúde
Todas as emergências dos hospitais públicos do Estado estarão abertas em esquema de plantão.
Hemosc
O Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosc) estará fechado, mas equipes estarão trabalhando em regime de plantão. Saiba mais sobre o funcionamento do Hemosc em www.hemosc.org.br
Educação
Haverá ponto facultativo para essa quinta, pela Secretaria de Estado da Educação (órgão central) e pelas 36 Coordenadorias Regionais de Educação. Cada unidade escolar teve autonomia para definir em seu calendário, já no início do ano letivo, a suspensão das atividades pedagógicas em pontos facultativos, com o posterior cumprimento de carga horária. Dessa forma, a família deve consultar diretamente a direção da escola para verificar se haverá atendimento nesta Quinta-Feira Santa.
Celesc
A Celesc informa que não haverá atendimento em suas lojas presenciais no dia 02 de abril. Os canais virtuais de atendimento funcionarão normalmente durante todo feriado de Páscoa e todos os serviços essenciais serão mantidos normalmente. Caso seja registrada falta de energia elétrica, o consumidor poderá ligar para o número 0800 048 0196 ou enviar SMS para o número 48196 com a mensagem SEM LUZ + número da unidade consumidora (UC) ou CPF do titular da conta. Outra maneira rápida de protocolar ocorrências de queda de energia é pelo aplicativo da Celesc, disponível na App Store e no Google Play.
Para assuntos comerciais, consulte o site www.celesc.com.br ou contate o Call Center pelo 0800 048 0120. O consumidor pode ainda, a qualquer tempo, obter informações e solicitar serviços na Agência WEB do portal www.celesc.com.br.
Casan
Nesta quinta-feira, a Casan funciona com atendimento normal. No feriado da Sexta-feira Santa, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento mantém os serviços essenciais de campo, com equipes para abastecimento e manutenção de água e de coleta e tratamento de esgoto. O usuário pode buscar atendimento 24 horas durante o feriado na Central de Atendimento 0800 643 0195, no aplicativo Casan SC e pelo chat 24 horas no site www.casan.com.br
Procon
O Procon estadual terá atendimento normal nesta quinta e na Sexta-feira Santa estará fechado. Saiba qual a unidade do Procon mais próxima e os horários de atendimento no site.
Aresc
Segue com trabalho remoto. As fiscalizações das medidas sanitárias nos serviços de transporte não param no feriado. Protocolo funcionando pelo [email protected]. Para denúncias, reclamações e dúvidas, contatar a Ouvidoria 24 horas, todos os dias, no telefone (48) 99151 0276 ou email [email protected]