Comissão para avaliar óbitos por Covid-19 em Santa Catarina é aprovada na Alesc

Aprovada na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina a  proposta do deputado estadual Kennedy Nunes, do PSD, para avaliar os óbitos e o tratamento dos pacientes Covid no Estado. A partir desta segunda-feira(05) começa a instalação da Comissão que terá a participação da OAB, Ministério Público, Conselho Regional de Medicina, Governo do Estado, Secretários de Saúde e Fecam e Corem.

Confira a entrevista no Jornal da Manhã, nesta segunda-feira(5) na rádio 105.9 FM:

 

 

Nesta segunda-feira(05) o deputado estará reunindo com assessores jurídicos, com médicos e especialistas para traçar o caminho legal da comissão já que os prontuários médicos são reservados ao hospital e a família. A idéia de verificar óbitos surgiu após o deputado ser procurado por médicos e enfermeiros preocupados com os anúncios do governo anunciando a abertura de leitos de UTI. “O paciente que está numa UTI tem tratamento diferenciado desde a sua alimentação. Alguns médicos estão questionando se todos os profissionais estão habilitados para estarem atuando ali”, contou o deputado.

“Existe uma resolução do Conselho federal de Medicina de 2017, que determina a necessidade de uma comissão de avaliação de óbitos em unidades de Saúde e queremos saber se isso foi cumprido e qual tratamento foi dispensado”, explica o deputado. O que queremos é que nenhuma  família tenha dúvidas do que aconteceu. Que não tenha dúvida se o óbito foi por falta de cuidados médicos ou não”, comentou Nunes.

Através da Comissão serão levantados alguns dados como o tipo de tratamento, quem entubou, que tipo de alimentação recebeu, resultado do teste do covid entre outras questões.