O superintendente em vigilância em saúde, Eduardo Macário, disse em entrevista coletiva que existe a possibilidade de enviar freezers para- pelos menos quatro regionais para armazenamento das vacinas da Pfizer.
Santa Catarina receberá nos próximos dias, primeira remessa da vacina da Pfizer. Florianópolis, por enquanto, será a única cidade que receberá as doses, já que, segundo o Ministério da Saúde, ela conta com a estrutura ideal para o armazenamento. As vacinas da Pfizer necessitam de um armazenamento especial, em ultrafreezers de até -70º. Por isso, a SES vem estudando a possível aquisição desses equipamentos para serem distribuídos nas regionais de saúde.
“Já temos a sinalização de receber freezers para que a gente possa distribuir e abastecer as regiões da Grande Florianópolis, Nordeste, Sul e o Oeste do Estado com a vacina da Pfizer”, conta Macário.
O superintende também comentou sobre a inclusão de grávidas no grupo prioritário para recebimento da vacina contra a Covid-19. Ele diz que a recomendação é de que gestantes, que tenham comorbidades, se vacinem.
Já as que fazem parte de outros grupos prioritários, como da educação e saúde, só recebam o imunizante após recomendação médica.
A expectativa é de que a vacina chegue no dia 2 de maio em Florianópolis. De acordo com o prefeito Gean Loureiro, além do Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras, no Norte da Ilha, a vacinação com imunizante da Pfizer ocorrerá no Floripa Shopping, UFSC, antigo aeroporto e Beira-Mar Continental.