Pesca artesanal da Tainha vira roteiro turístico pelas praias de Bombinhas durante o inverno

De maio a julho, os cardumes de tainha invadem o litoral catarinense e as praias ganham um colorido diferente com as canoas de um pau só. Com a chegada do frio, Bombinhas reforça suas raízes culturais através da Pesca Artesanal da Tainha, uma herança cultural de origem indígena, que pode ser vivenciada nas principais praias da cidade.

A Pesca Artesanal acontece nas praias de Bombas, Bombinhas, Sepultura, Retiro dos Padres, Quatro Ilhas, Mariscal, Canto Grande, Conceição e Tainha. Ao longo destas praias, placas informam os visitantes sobre a localização dos portos e orientam sobre o uso das praias neste período.

Para uma melhor experiência existem os passeios guiados com visitas aos ranchos, histórias, causos, curiosidades e receitas e até mesmo a degustação desta iguaria. São diversas opções de roteiros, de acordo com o perfil e disponibilidade do visitante.

Neste período, o visitante pode conhecer os saberes e fazeres da comunidade tradicional e apreciar os sabores da tainha. É possível observar o movimento das canoas e dos pescadores nos ranchos e portos de pesca, acompanhar o cerco do peixe e ao final comprar uma tainha fresquinha.

Nos restaurantes locais, são muitas formas de degustar a tainha: assada, frita, escalada, feita em caldo, no feijão ou pirão. Outras formas muito apreciadas são a tainha recheada com a própria ova, o famoso debulho, e o caviar feito com a ova da tainha. Os restaurantes que servem tainha estão identificados com o selo ‘Aqui tem tainha!’.