Defesa Civil do Estado explica o que aconteceu na madrugada em todo o Estado

No período entre a noite de terça-feira (08) e manhã de quarta-feira (09) foi registrada chuva volumosa entre regiões do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul Catarinense. O acumulado no período de 12 horas chegou aos 288 milímetros na cidade de Canelinha.

O evento ocorreu devido a combinação do deslocamento de umidade proveniente do mar através de um sistema de baixa pressão com um vórtice ciclônico que se deslocou em direção a faixa leste do estado.

Os maiores acumulados foram observados nas últimas 12h, no período entre a noite de terça (08) e manhã de quarta-feira (09). Houve registro de chuva volumosa – com acumulados que chegaram a 288 mm em Canelinha – e períodos de chuva intensa – Laguna registrou 73 mm em 1 hora na manhã de quarta-feira.

De maneira geral, os maiores acumulados se concentraram entre o Médio/Baixo Vale do Itajaí e norte da Grande Florianópolis, além da região de Laguna. Nessas regiões, precipitou em média de 100 a 150 mm em 12 horas.

Na manhã de sábado (05) a Defesa Civil de Santa Catarina, começou a mobilização dos avisos relacionados à chuva volumosa a partir de domingo (06), em nível de Observação e atualizou a mesma no domingo. Na tarde deste dia 06 atualizou e subiu o nível para Atenção, com previsão de chuva volumosa nas regiões do centro-leste catarinense e manteve a Observação para temporais no oeste. Na segunda (07) e terça-feira (08) manteve a atualização diária do nível de atenção para chuva volumosa até a quarta-feira (09), com previsão de valores acumulados de chuva podendo passar os 100 mm, conforme a Figura 1. Além disso, esses avisos foram disseminados no site, grupos de whatsapp e Telegram, mídias sociais, YouTube, SMS e em forma de áudio e vídeo.

Ao longo da noite de terça-feira (08) e manhã de quarta (09), foram observados núcleos de chuva persistente e de forte intensidade. Na Figura 2 (a) observa-se, na imagem do satélite GOES-16, às 01h50 Hora Local, a presença destes núcleos mais intensos na região da Grd. Florianópolis e o Baixo Vale do Itajaí, na (b) às 04h Hora Local, os núcleos mais intensos são observados entre a Grd. Florianópolis e o Litoral Sul. No decorrer do monitoramento meteorológico, foram observadas regiões de chuva volumosa e intensa no radar de Lontras, às 10h30 Hora Local e (b) . A partir do final da tarde de terça-feira (08), às 18h49, começaram a ser emitidos alertas meteorológicos em tempo real – nowcasting – para chuva persistente para a região entre o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul catarinense.

ALERTAS VIGENTES

Foram registrados deslizamentos pontuais na faixa litorânea. São observadas as cidades com risco para deslizamentos com risco moderado, e alerta máximo, com risco muito alto para ocorrências associadas a movimento de massa.

Com isto, foram emitidos alertas de nível 3, nas criticidades de Observação (com risco moderado) e, em nível crescente de risco, Atenção (alto) e Alerta (muito alto) para a região onde o sistema atuou. As mensagens de alertas foram disseminadas via SMS, Google Alerts, canais fechados de televisão, site e mídias sociais da Defesa Civil de Santa Catarina.