Cerca de 4.520 tainhas foram pescadas na manhã desta quarta-feira (16), em Balneário Camboriú. Esse foi o primeiro grande cardume da temporada da pesca da tainha que iniciou no dia 1º de maio. No Rancho de Taquaras, na Barra Sul, voluntários se reuniram para ajudar os pescadores a içar as quatro redes que estavam no mar.
O pescador Jair Euflorzino se emociona ao falar da safra. “Para nós, que nascemos e crescemos pescando tainha, é comovente presenciar o primeiro grande cardume da temporada e, ainda por cima, presenciar toda a comunidade ajudando”, conta. “Ano passado não chegou a mil peixes durante toda a safra. Com hoje, somamos mais de cinco mil tainhas pescadas”.
Jair, que é filho de Eládio, o pescador mais antigo de Taquaras reconhece o trabalho da equipe de Fiscalização Ambiental. “Todo esse pessoal tem feito um trabalho incrível fiscalizando a pesca irregular, o que proporciona a nós pescadores uma temporada mais segura e eficiente”, compartilha.
A pesca da tainha é um dos tesouros do patrimônio cultural, reconhecida em lei municipal e estadual. Ela é fruto de um esforço coletivo da comunidade, que envolve o conhecimento empírico sobre a natureza, o fazer a malha da rede, uso das canoas tainheiras, feitas de um pau só de guarapuvu. Algumas destas canoas são centenárias e passam de pai para filho por muitas gerações.
A temporada de pesca da tainha compreende o período de 1º de maio até 31 de julho.