Dados oficiais do Ministério da Saúde indicam que pelo menos 49 municípios de SC aplicaram doses vencidas da Astrazeneca

Segundo reportagem da Folha de São Paulo, pelo menos 49 municípios de Santa Catarina aplicaram cerca de 653 doses vencidas da vacina Astrazeneca.

Conforme a reportagem, os imunizantes vencidos foram aplicados até o dia 19 de junho, em 1.532 municípios brasileiros. Em todo o Brasil, foram 25.935 doses, de oito lotes da Astrazeneca fora da validade. Eles foram importados ou adquiridos por consórcio, e vieram de dois institutos, o Instituto Serum da Índia e a Opas (Organização Pan-Americana de Saúde).

As vacinas foram distribuídas de janeiro a março, ainda antes do vencimento. Ao todo, os lotes representam quase 3,9 milhões de doses. Destes, 140 mil não foram utilizadas dentro do prazo de validade e, 26 mil foram foram aplicada já vencidas, detalha a Folha.

São Francisco do Sul foi o município catarinense que mais aplicou doses vencidas. Foram 142 aplicações, o que o coloca na 20ª posição do ranking nacional. Tubarão foi o segundo, com 104 doses (30º no país), seguindo por Camboriú (59 doses, 65º). Em 1.451 lugar está Balneário Camboriú, com uma única vacina aplicada fora do prazo de validade.

A Prefeitura de Balneário Camboriú, emitiu no inicio da tarde desta sexta-feira(2), uma nota sobre o assunto, assinada pela secretaria municipal de Saúde, Leila Crocomo. Confira:

Nota de esclarecimento

“A Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú informa que o único lote listado no sistema e divulgado em matéria do jornal Folha de São Paulo nesta sexta-feira (02), lote 4120Z005, com data de vencimento em 14 de abril do corrente, foi aplicado exclusivamente em profissionais de saúde entre fevereiro e março, portanto antes do vencimento. Em cada carteira de vacinação feita pelo Município consta o número do lote e a data de imunização, o que garante a transparência dos dados vacinais.
Portanto, não houve imunização com vacina vencida em Balneário Camboriú.

Leila Crocomo
Secretária Municipal de saúde de Balneário Camboriú”

 

Até o fechamento dessa matéria, a Secretária Municipal de Saúde de Camboriú, não tinha emitido nenhuma nota esclarecendo o fato. Assim que houver uma manifestação atualizaremos a matéria.