Eleições 2022

Já passamos da metade do ano e daqui a pouco temos eleições de novo. Esta, mexa muito com todo cenário. Municipal, uma vez que os prefeitos que serão candidatos devem se afastar, em marco do ano que vem, assumindo o vice em seu lugar. Caso o prefeito, que irá sair candidato, não se eleja, ele perde o mandato. Essa eleição mexe em nível estadual e federal. São muitos candidatos e muitos votos. O eleitor tem que votar em cinco pessoas. Vamos lá: deputado estadual, deputado federal, governador, senador e presidente.

Atenção no Senado

Nunca se ouviu falar tanto em Senado e Supremo Tribunal Federal (STF). Essas duas esferas têm um poder muito grande dentro do nosso sistema que é o presidencialismo. Para o STF não podemos escolher, mas para o Senado sim. O Congresso Nacional é formado pelo Senado Federal e a Câmara dos Deputados. É interessante notar que um cargo tão importante como de um senador, a grande maioria dos eleitores vota sem pensar, sem conhecer a pessoa, sem saber do histórico na política, ou do passado. Prova disso é terem eleito o Renan Calheiros – tão acusado de corrupção. Se for feita uma enquete e perguntar aos eleitores em quem ele votou para Senador na última eleição – a minoria vai se lembrar.

Suplente de Senador

Coloca nessa conta aí da importância de escolher bem o senador – o suplente – que é tão importante quanto o candidato, porque no senado ao contrário das Câmaras dos Deputados, caso o senador eleito saia para assumir qualquer outro cargo, não assume o segundo mais votado, assume automaticamente o suplente dele. Prestem muita atenção e tomem muito cuidado na hora de escolher um senador. E tem mais ele ocupa esse cargo por oito anos. Isso mesmo, um mandato no Senado é de oito anos.
Muitos eleitores não sabem o que faz um senador, o que o leva a não dar muita importância na hora de escolher um nome. Muitos pensam assim: “está tão longe de mim. Governador é importante, vai comandar meu estado. Presidente é importante, vai comandar meu país. Senador? Sei lá o que ele faz”. Parece piada, mas é bem sério. Vamos votar consciente. Vamos pesquisar o que os nossos senadores estão fazendo. De que forma eles estão atuando, fiscalizando, trabalhando em prol do país. Não vote só porque te pediram, ou porque é o candidato mais conhecido ou porque ele já foi senador várias vezes. #ficaadica.

Afinal, o que faz um Senador?

Cada estado, independente do seu tamanho, tem três senadores. Eles são responsáveis por votar projetos. Processar e julgar, nos crimes de responsabilidade de todas as esferas, inclusive ministros, forças armadas, ministros do STF e presidente e vice. Aprovar nomeação de algumas autoridades indicadas pelo presidente da República, Autorizar operações externas financeiras. Também fiscalizam as ações do Governo Federal, assim como, por exemplo, o controle de gastos, as contas públicas. E muitas outras atribuições.

Cenário eleitoral em Camboriú

O caldeirão começa a ferver. Alianças e especulações começam a surgir. Em Camboriú o Altamir Montibeller do (PSD), já está articulando e trabalhando, pois vai em busca de uma vaga na Assembleia Legislativa. O prefeito Elcio Rogério Kuhnen (MBD) ainda não decidiu se será candidato. E agora surge a especulação que ele pode ser candidato a deputado federal e não mais a estadual. Enquanto ele não decide o seu vice pastor Junior Cardoso (PL) fica na retaguarda, só aguardando uma posição. Se Elcio não sai candidato, Junior sai.

Em Itajaí

Em Itajaí, o PDT não está medindo esforços para que Volnei Morastoni, seja candidato. Óbvio, se o Volnei sai o PDT, que é o vice na chapa, assume a prefeitura. Mas Morastoni, não vai deixar o mandato no meio. O PDT pode estrebuchar, porque Volnei vai é lançar e apoiar seu filho, de novo, Thiago Morastoni. Será que dessa vez vai? Itajaí deve lançar muitos candidatos. O pastor Lapa é um. Ele está no PSL, e foi candidato a vice prefeito, na chapa de Robson Coelho. Lapa deve ser candidato a deputado, mas não pelo PSL. Ele tem proposta do PTB, PL e PSC.

Viva o Cambura!

Para encerrar: viva o Cambura! Três jogos incríveis. Três vitórias. Com isso o time de Camboriú assume a liderança da série B do catarinense.