Acusado de ataque em creche de Saudades fará exame de insanidade mental

O acusado pela chacina na creche Pró-Infância Aquarela, em Saudades, no Oeste de Santa Catarina, passará por avaliação de insanidade mental. A análise foi deferida em audiência na tarde desta terça-feira (14).

De acordo com o TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina), o pedido ocorreu com base no laudo apresentado pela defesa que atesta esquizofrenia, distúrbio que afeta a capacidade de pensar, sentir e se comportar com clareza.

Dessa forma, o réu será transferido para o HCTP (Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico), em Florianópolis, onde passará por avaliação. Enquanto isso, o processo ficará suspenso por 45 dias, prazo que os peritos têm para entregar o relatório.

Segundo o advogado Demetryus Eugênio Grapiglia, responsável pela defesa do acusado, o laudo apresentado é totalmente conclusivo sobre o fato.

“O documento foi realizado por um psiquiatra, conhecido no cenário nacional, e duas psicólogas de São Paulo. No total, foram 63 laudos e um pedido do médico que termine a internação compulsória”, esclarece o advogado.

A defesa mantém a tese para que seja dada a absolvição imprópria e seja optado pela internação compulsória.  “Ele não é capaz de decidir por ser internado ou não (…) que ele fique internado até recuperar a sanidade mental, mas não se sabe se vai recuperar ou o que pode ocorrer após o tratamento”, explica o advogado.