Faixa de areia em BC

O alargamento da faixa de areia em Balneário Camboriú é o assunto do momento. O tema foi até notícia na Folha de São Paulo, O Globo e revista Exame. O investimento é de mais R$66 milhões. Até outubro, o município pretende concluir o maior aterramento de praia já feito na América Latina. A draga Galileo Galilei que está sendo utilizada para puxar a areia do fundo do mar, é a mais moderna do planeta. Ela é responsável por importantes obras no mundo como Canal de Suez, Canal do Panamá e as Palmeiras de Dubai. O alargamento virou atração turística. O trânsito no final de semana fica congestionado na altura da obra que começou na Rua 3700.

Viva a tecnologia

É impressionante a velocidade da obra. Em sete dias de trabalho já foram depositados na orla mais 420 mil/m³ de areia. O alargamento já avançou mais de 400 metros. A draga está puxando areia de uma jazida há 15 km de distância da Costa e trabalha 24 horas por dia. A areia retirada do fundo mar é semelhante à da praia Central. Num primeiro momento ela é escura mas a medida que vai secando vai ganhando uma tonalidade natural. A faixa de areia passará de atuais 25 metros para mais de 70 metros. A draga Galileo Galilei tem capacidade de armazenar 18 mil metros cúbicos de areia em sua cisterna, mas nesta obra de Balneário Camboriú, cada viagem trará de 10 a 12 mil metros cúbicos por ciclo. São cerca de quatro descargas da draga por dia.

Polêmica

Bem, como tudo dá polêmica, com uma obra dessa magnitude não poderia ser diferente. O alargamento da praia Central de Balneário Camboriú foi um dos assuntos mais comentados no twitter e em outras redes sociais nos últimos dias. Muitas pessoas fizeram posts comentando sobre a sombra na praia criada pelos arranhas céus, dizendo que o alargamento era para devolver o sol aos turistas e moradores. Também levantaram questões ambientais com chamadas dizendo que o mar vai tomar de volta o que é dele. Na verdade o mar avançou muito nos últimos anos. Inclusive sobre a avenida e os comércios a beira mar. E com certeza irá avançar de novo. No meu ponto de vista a obra era necessária, uma vez que se tenham observado todas as questões ambientais. Mas mesmo com todas as licenças possíveis sabemos que tudo que mexe com o curso natural das coisas uma hora vai dar problema. Semana que vem tem mais sobre esse assunto…

Privatização do Porto de Itajaí

Já que comecei a levantar polêmica quero falar da privatização do Porto de Itajaí, proposta pelo Governo Federal. E aí não tem como não falar nas políticas desse governo que ao meu ver, está com uma dificuldade enorme de acertar, para não dizer outra coisa. Atualmente a autoridade portuária é do Município de Itajaí. O prefeito Volnei Morastoni e superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, reforçaram ao secretário nacional de portos e transportes aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, o posicionamento oficial pela manutenção da Autoridade Portuária Pública Municipal. Esse encontro foi realizado na Câmara de Vereadores de Itajaí, na semana passada.

Eficiência da gestão municipal

O Porto de Itajaí vem acumulando recordes na movimentação de contêineres com expressivos números de crescimento. No mês de julho o complexo portuário Itajaí /Navegantes registrou um crescimento de 34%. No segmento de contêineres cheios, o acumulado de janeiro a julho deste ano, somaram 739.313 TEU’s contra 539.747 no mesmo período do ano anterior, resultando em um crescimento de 37%.

Destaque Nacional

O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, é destaque em nível nacional sendo o 2º maior complexo portuário na movimentação em cargas do Brasil. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ )divulgou em agosto, a listagem dos cinco maiores portos e terminais no Brasil em movimentação de contêineres, incluindo o terminal da Portonave. O terminal privado lidera com 9,2% de participação no total movimentado no país, com crescimento correspondente a 42,1%, sendo significativos 91% de navegação de longo curso.

Defensores do Porto público

O prefeito de Itajaí Volnei Morastoni está lutando para manter o Porto Municipal ele conta com aliados como os trabalhadores, Vereadores, do deputado Federal Carlos Chiodini, presidente da Comissão de Viação e Transportes, que esteve na Câmara de Vereadores na semana passada, para discutir o assunto. “Há algum tempo, o Porto de Itajaí está sendo motivo de orgulho e satisfação, não somente para nós itajaienses, mas também para todo o país. Não podemos deixar de enfatizar, o crescimento constante que é registrado nos segmentos da movimentação de toneladas, e na movimentação de cargas, por isso é muito importante manter a gestão municipal”, explica o prefeito.

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