Combustível

Preço da gasolina sobe pela 8a semana consecutiva. O preço médio da gasolina nas bombas do Brasil afora atingiu a marca de R$6,092. Em algumas cidades o valor do litro já passa de R$7. O acumulado no ano é de 30%. Como lidar com isso?

De quem é a culpa?

O Bolsonaro joga a culpa nos governadores, mas não é tão simples assim. A desvalorização do Real é o principal motivo para a alta dos combustíveis. Walter de Vitto, analista da consultoria Tendências, falou ao G1 que o principal culpado para a alta do preço do combustível é o câmbio, de longe. “O petróleo já esteve num valor acima do atual, e o combustível não custava o que custa hoje”, afirma.

E o que faz o dólar aumentar?

Incertezas – pior cenário para os investidores estrangeiros é incerteza! A falta de segurança nas políticas econômicas e crises políticas, como a crise institucional (entre os poderes) que estamos vendo, são o pior cenário para investidores. Tudo afeta a economia e as falas do presidente e métodos utilizados por ele para governar mexe com a bolsa e com a alta do dólar. Não é difícil entender: com a incerteza em relação ao futuro do país, os investidores estrangeiros deixam de investir no Brasil ou retiram seus investimentos daqui. Com isso são menos dólares circulando – a escassez da moeda – faz com o valor dela aumente.

Dedução fiscal

O presidente Bolsonaro diz que reduziu impostos federais sobre os combustíveis e que agora é com os estados. Com todo esse cenário é certo dizer que dedução fiscal do governo federal é só a ponta do iceberg. Soma- se a isso a desvalorização do Real e o lucro exorbitante da Petrobras – era nisso que o presidente devia mexer.

Sem aumento

Não sei como as pessoas estão lindando com as altas dos preços, sem aumento, estamos vendo o poder de compra diminuindo cada vez mais. Não sei vocês, mas não recebo aumento e/ou reajuste há dois anos. Tudo que pagamos, como escola, alimentos, vestuário, entre outros subiu no mínimo 10% por ano. O preço do aluguel disparou. O Índice Geral de Preço de Mercado (IGPM) acumula alta nos últimos 12 meses de 31%. Esse índice rege o reajuste dos aluguéis. Difícil né!

Fantástico o app de Itajaí

A Prefeitura de Itajaí lançou um aplicativo fantástico. Eu amei e espero que a ideia se espalhe – imagina ir para o trabalho de bike e ser recompensada por isso? Eu, que às vezes vou de bike adorei a ideia. O aplicativo MovItajaí foi baseado na plataforma portuguesa AYR e conta com um sistema de recompensas para o cidadão que deixar seu veículo em casa e escolher opções sustentáveis de mobilidade, como o transporte público, bicicleta ou caminhada. Itajaí é
a primeira cidade na América Latina a fazer parte do ecossistema apoiado pelo Pacto Global da ONU.

Eu quero!

Os usuários serão recompensados por evitar emissão de gás carbônico na atmosfera. Olha que incrível os benefícios: caminhar ou pedalar, ou seja, praticar atividade física, economizar, contribuir com o meio ambiente e ainda ser recompensado, financeiramente, por isso. Eu quero! A recompensa será por meio de moeda digital e no futuro será convertida em reais. Com certeza quanto mais você usar o app mais moedas vai acumular. O aplicativo calcula a rota que foi feita de bike, a pé ou de ônibus. O meio ambiente agradece!

Afinal, devemos dizer ou não quando ajudamos alguém?

Disse Jesus: “Quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita”, Mateus 6,3.
Bem quando Jesus disse isso Ele não imaginou que coisas ruins fossem se espalhar tão rápido na era digital e as boas não. Estive pensando sobre isso e acho que devemos mostrar as boas ações sim. Devemos falar e mostrar quando ajudamos alguém. Sabem por quê? Porque estamos cansados de ver as coisas ruins serem divulgadas e viralizarem nas redes sociais – parece que só tem maldade no mundo e não é verdade. Então, por que não mostrar as coisas boas? Vamos fazer, vamos ajudar, vamos mostrar e vamos contagiar o mundo com boas ações, atitudes e gestos de solidariedade.