O Grupo Artístico Charruas de Balneário Camboriú conquistou o 2º lugar nas Danças Populares Brasileiras no 38º Festival de Dança de Joinville, considerado desde 2005 pelo Guinness Book, o Maior Festival de Dança do Mundo.
“Depois de um ano com muitas dificuldades, incertezas, pausas e recomeços, um ano de pandemia, sem dúvidas desafiador para todos nós, fomos lá e conseguimos, comemorou Jardel Bazi, um dos coordenadores do grupo.
Este é o 7º Ano que o grupo compete no festival. Em 2019 conquistou o 1º lugar, e neste ano o Charruas trouxe o troféu de 2º lugar. O grupo competiu com mais outros 5 grupos na categoria Danças Populares Brasileiras, com a coreografia “Gaúchos” , uma mistura de algumas danças tradicionais gaúchas como chamamé, chula e pau de fitas, dos coreógrafos Osmar Gulanovski (in memoriam) e Waldir Coral.
“Representamos com amor a cultura gaúcha e o nome de nossa cidade de Balneário Camboriú. Além de todas essas dificuldades, tivemos a perda do nosso eterno patrão Osmar Gulanovski, a quem dedicamos essa conquista. Levamos seus ensinamentos no coração e o principal deles, de nunca desistir independente do tamanho da batalha, seguimos firmes e como ele mesmo falava, com a certeza que “No Fim Tudo Dá Certo”, comentou Bazi
“Gostaríamos de agradecer a todos que acreditaram em nós e em nosso sonho, obrigado à nossa equipe de apoio e principalmente aos nossos bailarinos que construíram essa linda história em 2021”, finalizou.
O grupo teve inicio em 20 de Fevereiro de 2010 e hoje conta com 20 integrantes. Na coreografia apresentada foram 16 bailarinos, 5 no apoio técnico e 1 iluminador. A coordenação é realizada por quatro pessoas: Jardel Bazi, Yvna Rauber Gulanovski, Guilher Gehlen e Tania Rauber Gulanovski