Hastes das bandeiras indicando a proibição de cães na praia de Balneário Camboriú são roubadas

Nesta terça-feira (7) as bandeiras sinalizando a proibição da presença de cães na faixa de areia haviam desaparecidas da orla de Balneário Camboriú. As hastes de alumínio foram furtadas e as bandeiras encontradas jogadas nas lixeiras da praia.

Segundo o diretor de fiscalização de Balneário Camboriú, Artur Gayer, a estruturas foram furtadas possivelmente por pessoas em situação de rua ou usuários de drogas, que vendem o alumínio.

No verão, Balneário Camboriú deve ter 170 fiscais, que vão ficar em toda a cidade fiscalizando a presença de cães na orla.

Agora, os suportes de alumínio devem ser substituídos por estruturas de aço, e fixadas de forma a dificultar a retirada. Esta ação deve ser feita pela secretaria de Meio Ambiente. As equipes de fiscalização e a Guarda Municipal estão realizando rondas em depósitos de sucatas para verificar se os materiais estão lá.

A lei que proíbe a presença de cães nas praias de Balneário Camboriú é de 1974.

“Além de ser uma questão sanitária, é uma questão de saúde animal”, explica. Segundo a secretária, a praia não é o lugar ideal para os cães, já que o calor da areia pode levar o animal a sufocar, além da desidratação e a possibilidade de pegar doenças.

“Toda nossa cidade é pet friendly, então temos vários lugares, incluindo parques para cães, em que eles são muito bem-vindos. Mas não na praia”, completa.