Foi apresentada na manhã desta segunda-feira (20), na Beira-Mar Norte, em Florianópolis, a ação “Verão Mais Seguro” do Governo de Santa Catarina. Entre as principais iniciativas desta ação está a aquisição de equipamentos e a implementação de centros de testagens para Covid-19.
Os centros de testagem serão implantados nos aeroportos, rodoviárias e locais com grande circulação de pessoas, como pontos turísticos. A SES (Secretaria de Estado da Saúde) contará com parcerias dos municípios, universidades, bombeiros comunitários e Defesa Civil.
Ali, no local de apresentação do Verão Mais Seguro, já havia um ponto de testagem, onde qualquer pessoa podia realizar o exame de forma gratuita com o resultado saindo em torno de 30 minutos.
O ato contou com a presença do governador Carlos Moisés (sem partido) e de autoridades do governo estadual, como o superintendente de vigilância em Saúde, Eduardo Macário, além da deputada Paulinha (sem partido) e do coronel Mocelin (PSL).
“O objetivo é tirar das unidades de saúde e colocar os pontos de testes mais próximos das pessoas para verificar se são portadoras do vírus. Isso resulta na maior sensação de segurança”, explica Eduardo Macário.
No entanto, o governador Carlos Moisés não informou quando começará a operar.
Barreira sanitária é descartada
O superintendente em vigilância em saúde de Santa Catarina, Eduardo Macário, explicou que intensificou as conversas com órgãos de fiscalização e turismo devido a entrada de turistas.
“Estamos conversando com a Anvisa para que as pessoas que chegam de outros estados e países em linhas aéreas para que, caso apresente sintomas durante a viagem, façam os testes. Por conta disso estamos implementando os centros de testagem e não queremos interferir na livre circulação de pessoas”, destaca Eduardo Macário.