O Ministério da Saúde informou na noite desta quinta-feira que o aplicativo ConecteSUS foi restabelecido, mas que ainda pode apresentar instabilidade nas primeiras horas por conta do grande número de acessos.
O sistema que emite o Certificado Nacional de Vacinação saiu do ar no dia 10 de dezembro após um ataque hacker.
No ConecteSUS, além do comprovante de vacinação contra a Covid-19, chamado de “passaporte da vacina” e combatido pessoalmente pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), é possível também visualizar o histórico clínico dos cidadãos brasileiros, acompanhar as vacinas aplicadas, exames laboratoriais, internações, medicamentos e ter acesso à Carteira de Vacinação Digital.
Como resume a página do site do Ministério da Saúde que descreve e explica como baixar no celular o aplicativo do ConecteSUS Cidadão, essa é “a porta de entrada digital às informações de saúde”.
Na última quarta-feira (22), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou a jornalistas, na porta do ministério, que prevê o restabelecimento do sistema nesta quinta-feira (23).
Porém, até o fechamento desta matéria, o aplicativo continua instável, sem possibilitar o acesso aos serviços disponíveis. O site (conectesus.saude.gov.br) ainda apresenta a mensagem “403 Error”, indicando que continua fora do ar.