A previsão de temperaturas altas e sol para os próximos dias do feriadão de Carnaval prometem praias lotadas. De acordo com o último relatório do IMA (Instituto do Meio Ambiente de SC), dos 20 pontos analisados entre Balneário Camboriú e Itajaí, cinco estão impróprios para banho.
Os pontos impróprios, conforme a análise, ficam em Balneário Camboriú. São: Lagoa de Taquaras; Pontal Sul da Praia Central; Pontal Norte; na altura da 4.000; e em frente à rua 3.500.
Já os cinco pontos analisados em Itajaí (três na Praia Brava, um em Cabeçudas e um na Praia do Atalaia) estão próprios para banho. A Emasa (Empresa Municipal de Água e Saneamento) também faz analises de balneabilidade em outros pontos da cidade. Esta analise, feita nos dias 16,17 e 21 de fevereiro, mostraram 12 dos 15 pontos analisados como próprios para o banho. Os pontos que aparecem impróprios são na Praia Central, em frente às Ruas 3500 e 4900 (Pontal Sul) e a Lagoa de Taquaras.
O acompanhamento da balneabilidade das praias feito pelo Município durante a temporada (27/12/2021 até 04/03/2022), acontece três vezes por semana: segundas, quartas e sextas-feiras, podendo alterar o dia em caso de fortes chuvas, porque interfere no resultado e nem é recomendado entrar no mar nessas condições. Nos outros meses do ano a coleta é feita semanalmente.
Próprio: Quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas, no mesmo local houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.
Impróprio: Quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000.