O Centro de Inteligência Emocional Casa da Família, inaugurado nesta sexta-feira,25, contou com a presença da ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e de secretários nacionais da área social.
O Centro de Inteligência Emocional Casa da Família é um espaço, segundo a prefeitura, para promoção de interações familiares, sediando projetos especiais para que as famílias possam receber os cuidados necessários para um lar saudável, levando em consideração as singularidades que as compõem.
Para a ministra Damares Alves, a Casa da Família “é um espaço extraordinário, que vai servir de referência para o Brasil. Aqui nós vimos direitos humanos e respeito à dignidade humana desde a concepção, no atendimento à mulher, ao idoso, ao adolescente e à criança, com o foco central no fortalecimento de vínculos”.
“A Casa da Família representa um avanço das políticas públicas que beneficiam diretamente o cidadão em vulnerabilidade social. A proposta é desenvolver com as famílias projetos que fortaleçam vínculos familiares e potencializem habilidades sociais ao criar lares saudáveis emocionalmente, ao mesmo tempo dar apoio multissetorial às demandas dos atendidos”, explica o prefeito Fabrício Oliveira.
Para a secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, Christina Barrichello, “os projetos e programas ligados a Casa da Família abordam diversos temas indispensáveis para que uma família viva bem e construa histórias de sucesso”, pontua a secretária.
Participaram da inauguração, diversas autoridades municipais, estaduais e federais, além de moradores da cidade e convidados. Entre eles, o secretário Nacional da Criança e Adolescente, Maurício Cunha; o diretor de Programas da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, Saulo Duarte – representante da Secretária Nacional da Primeira Infância, do Ministério da Cidadania; o senador Jorginho Mello; a vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Cristina Reinehr; os deputados federais Coronel Armando e Rodrigo Coelho; e a deputada estadual Ana Caroline Campagnolo, além de vereadores de Balneário Camboriú e de cidades vizinhas.
Mais sobre o espaço
A casa tem 1.062 metros quadrados e três andares, e sediará programas e projetos da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social de Balneário Camboriú. No térreo, tem: Central de Atendimento do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e do Sistema Municipal de Emprego (SIME); a gestão administrativa da Secretaria de Inclusão Social; Centro de Inteligência, Gestão e Pesquisa Social; Programa Meu Novo Ciclo; espaço para Coworking Social; Lavanderia Social; Cantina Social; Boutique Social; studio pilates; espaço zen.
No primeiro andar abriga a central de todos os Programas Abraço (à mulher, à vida, ao jovem, ao servidor e ao idoso), com oito salas de acolhimento individuais. Também tem uma sala para terapia infantil, com um espaço lúdico e interativo, e outra sala para terapias integrativas (reiki, acupuntura, massoterapia, tricologia capitar, barra de acess). Já o segundo andar é a nova sede da Casa da Mulher e do Voluntário, com o atendimento ao público e as oficinas e cursos anteriormente ofertados na Rua 2.850, nº 303 – Centro.
De acordo com a equipe, foi utilizado a neuroarquitetura, ou seja, os ambientes exploram cores, texturas, sons, iluminação e elementos naturais para ativar regiões do cérebro que proporcionam o bem-estar, a compreensão das emoções e a melhora do foco, desempenho, criatividade e qualidade de vida.
Projetos sediados na Casa da Família
Seis novos projetos da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social começam a funcionar efetivamente com a inauguração da Casa da Família, são eles:
– Pensando em Família:
O Projeto tem o objetivo de aproximar pais e filhos por meio de atividades em grupo e de conhecimento para que estes consigam administrar melhor o tempo, diminuir seus níveis de estresse e ansiedade, ter um bem-estar e bom humor, disciplinar as crianças da família, fortalecer a relação conjugal, entre outros.
– Cartão BC Social:
O Cartão BC Social é um benefício eventual que oferece uma provisão suplementar e provisória, prestado aos cidadãos e as famílias em situações de vulnerabilidade temporária.
– Cartão Maternidade:
O Cartão Maternidade é destinado às gestantes de Balneário Camboriú e fornece suporte monetário para aquisição de bens de consumo e materiais necessários para os primeiros dias de vida do recém-nascido.
– Pense Leve:
O Pense Leve tem como objetivo fazer os participantes refletirem sobre a vida, o presente e o futuro. Para isso, exercita a autoestima e hábitos, trabalha a saúde mental e física, o medo de falar em público e dificuldades de relacionamento. Desta forma, quem participa adquire uma nova expectativa de vida, com liberdade para expor sonhos, com planejamento e ação.
– Proteção Global:
O Programa de Proteção Global destina-se a promoção de ações de proteção às pessoas, principalmente imigrantes, crianças e adolescentes, desaparecidos, população etnico-racial e LGBTQIA+, residentes e domiciliadas em Balneário Camboriú, visando à prevenção, combate, assistência, garantia de direitos e diminuição dos índices de violação de direitos no município. –
Masterclass 60+ BC:
O Masterclass 60+ BC é um curso de cuidador de idosos ministrado por uma equipe multiprofissional com enfermeira, neuropsiquiatra, nutricionista, assistente social e preparador físico.