Camboriú completa 138 anos: conheça um pouco mais sobre essa cidade

Camboriú celebra nesta terça-feira (5) 138 anos de emancipação política. Conhecida pela extensa área rural, a cidade conta com cachoeiras, trilhas e propriedades rurais que proporcionam contato com a natureza e com as raízes rurais.

Cachoeira Seca

Cachoeira dos Macacos, está localizada na Estrada Geral dos Macacos,  o acesso é controlado e há cobrança de uma taxa  por pessoa para a entrada. O local conta com lanchonete e banheiros.

Há duas cachoeiras, a primeira de fácil acesso, com várias piscinas naturais bastante frequentadas por famílias e amigos, principalmente nos finais de semana.

A Cachoeira dos Macacos, também conhecida como Cachoeira Seca, porque em determinados trechos as águas passam por baixo das pedras e não são visualizadas.

 

 

Caminhos de Santa Paulina

Caminhada de Santa Paulina é realizada há 19 anos no município sempre no feriado de Corpus Christi. A perigrinação tem três dias e tem como ponto de partida a Igreja Matriz Divino Espirito Santo e chegada Santuário de Santa Paulina em Nova Trento, onde às 10h acontece a celebração da missa. Sempre acompanhados de carros de apoio, o caminho é recheado de trilha em meio a natureza que permite belos momentos de contemplação e reflexão!

 

Cicloturismo Circuito Costa Verde & Mar

O Circuito Costa Verde & Mar traz a possibilidade de conhecer de bicicleta um dos mais recortados e belos litorais do país. Passa ainda por tranquilas cidades do interior, com matas preservadas e rios com belas cachoeiras. É o primeiro circuito de cicloturismo do Brasil a abranger uma região do litoral. E, ao mesclar trechos de litoral com o interior, oferece uma grande diversidade cultural e de paisagens. O roteiro passa ainda por pontos turísticos de destaque nacional e locais de incomparável beleza cênica, estando em Camboriú grande parte do trajeto no interior.

 

Centro Histórico

O centro histórico de Camboriú é formado, essencialmente, pela Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, Praça Flávio Vieira ou Praça das Figueiras, Prefeitura Municipal, Casarão Antônio Maria e a Praça Adolfo Konder. Trazendo muita da história da cidade, a arquitetura característica das construções do Centro Histórico remontam o período de colonização da cidade, desde seu período de Vila. A Prefeitura Municipal pode ser considerada um atrativo a parte pois é feita inteiramente de pedra, principal fonte de renda da cidade devido ás suas abundantes jazidas.

 

 Encontro dos Gideões Missionários da Última Hora

Criado no final da década de 70, teve como príncipio o reavivamento da igreja evangélica e é considerado um grande encontro de missões que levam participantes de diversas localidades do mundo a evangelizar o cristianismo. É considerado o maior congresso de evangélicos do Brasil e traz anualmente milhares de turistas á Camboriú, sempre nos meses de abril ou maio. Além dos cultos e celebrações, é tradição do evento trazer inúmeros comerciantes de diversos locais que montam suas barraquinhas no centro da cidade, criando uma grande feira a céu aberto dos mais diversos produtos durante toda a duração do Congresso.

 

Trilha do Pico da Pedra

Pico da Pedra é uma trilha para visitante que busca uma experiência intensa e desafiadora, a subida que atinge os 678 metros de altitude exige um bom preparo físico. Ao final da trilha a recompensa é incrível, um visual em 360 graus de tirar o folego.

No topo da montanha o visitante vai garantir fotos inesquecíveis e uma recarga nas energias positivas. O mirante garante uma visão privilegiada de Itapema e Camboriú, no início da trilha no Bairro Congonhas, fica o Sitio Brilho Verde que além da simpatia e carinho dos anfitriões oferece caldo de cana e pastel.

Dificuldade: Difícil

 

 

Ecoturismo Panaceia

O espaço encontra-se em uma mancha verde, com altitude elevada, proporciona uma excelente vista. Possui diversas nascentes da Bacia do Rio Camboriú e tem grande parte de sua área verde preservada junto ao Projeto Produtor de Água. Desenvolve trabalhos voltados para a sensibilização ambiental, alimentação natural, vivências artísticas, autoconhecimento e aproximação com a natureza.

 

As principais atividades hoje são a gestão do lixo zero e viveiro de mudas nativas, contudo, práticas de tratamento de esgoto ecológico, bioconstrução, ecoturismo e oficinas de aprendizado são realizadas frequentemente, inclusive para receber pequenos grupos de escolas ou de funcionários. O espaço possui lugar para acampamento e opção de hostel.

 

Green Valley

O Green Valley é um clube que se reforça a cada dia como um dos melhores cenários de música eletrônica do Brasil e do Mundo. Em uma noite típica de festa, que dura até o amanhecer, o sol revela os belos cenários naturais do vale verde em que o local está localizado e que dá o nome ao clube. Sua bela estrutura, jogo de luzes e alta qualidade de todas suas atrações hipnotizam os visitantes, que vem de longe para prestigiar o melhor festival de música eletrônica da região!

 

 

Cascata do Encanto

Localizada na Estrada Geral dos Macacos, o acesso pode ser feito a pé, de carro ou de bicicleta. A cascata forma uma piscina natural, não é profunda e é perfeita para banhos refrescantes e atividades de lazer. O empreendimento permite contemplação da natureza, já para utilização dos demais serviços é necessário agendamento prévio. Sua beleza extraordinária é um convite para um dia especial em família num lugar muito agradável!