Mais de 6 mil pessoas foram imunizadas contra gripe em Balneário Camboriú

Em apenas duas semanas a Campanha de Vacinação contra Influenza (gripe), imuizou 6.236 moradores do município, sendo 4.604 idosos com 60 anos ou mais e 1.632 profissionais da saúde. A vacina é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

As vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, e no Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI), das 8h às 17h. Na primeira etapa, estão aptos idosos com 60 anos ou mais e profissionais da saúde. É necessário apresentar documento com foto e carteira de vacinação, além de comprovante de vínculo empregatício por parte do profissional.

Na segunda etapa, que inicia dia 3 de maio, estão aptos: Crianças de 6 meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); Gestantes e puérperas; Povos indígenas; Professores; Comorbidades; Pessoas com deficiência permanente; Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; Trabalhadores portuários; Funcionários do sistema prisional; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; População privada de liberdade.

Vacinação contra o sarampo

Em paralelo, também está ocorrendo a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, e estão aptos apenas os profissionais da saúde. A vacina protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, e está disponibilizada em todas UBSs.

Na segunda etapa, que começa 2 de maio, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) estão aptas a vacinação. As crianças precisam aguardar o intervalo de 15 dias entre a dose do sarampo e a vacina da gripe ou Covid-19. Para maiores de 12 anos, não há necessidade de intervalo, podendo aplicar as vacinas simultaneamente.