Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, foram descartados os dois casos suspeitos de Monkeypox envolvendo residentes de Santa Catarina. As suspeita eram de uma mulher de 27 anos residente em Dionísio Cerqueira e um homem de 28 anos residente em Blumenau.
Ambos os casos tiveram amostras laboratoriais coletadas e encaminhadas ao Laboratório
Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN/SC) para realização de exames para diagnóstico diferencial, e encaminhamento ao laboratório de referência para o diagnóstico da doença, o Instituto Adolfo Lutz/SP e identificou-se em ambos os casos a presença do vírus causador da varicela (catapora), descartando-se assim a suspeita inicial para Monkeypox.
De acordo com o Estado, nos casos suspeitos foram adotadas imediatamente todas medidas de vigilância, prevenção e controle por parte das Secretarias Municipais de Saúde de Dionísio Cerqueira e Blumenau, acompanhadas pelas respectivas Gerências Regionais de Saúde e pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS Estadual/SC), seguindo todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Com o descarte, no momento nenhum caso suspeito de Monkeypox segue em acompanhamento em Santa Catarina.