Camboriú inicia o Julho Verde, mês de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço

Nesta sexta-feira, dia 1°, inicia o Julho Verde na Saúde em Camboriú. Esse é o mês da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço. O de câncer de traqueia, por exemplo, está entre os que mais mata homens e mulheres de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).

Para conscientizar a população sobre os riscos dos cânceres relacionados a cabeça e pescoço, a Secretaria de Saúde promoverá salas de espera com orientações em saúde durante todo o mês nas UBS’s e na policlínica com informações sobre esses tipos de cânceres. Essa atividade será realizada pelos dentistas da saúde bucal e pelas fonoaudiólogas do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf). Dando prosseguimento ás ações, no dia 22 de julho será realizada uma capacitação para os profissionais de saúde sobre o diagnostico de lesões bucais e telessaúde, para que eles possam oferecer um melhor atendimento nessa temática. O encontro será mediado pela cirurgiã dentista Maria Inês Meurer, às 13h, no Auditório da Secretaria de Educação, localizado na Avenida José Francisco Bernardes, n° 429, no Centro.

“O câncer é uma doença fatal, mas se diagnosticado cedo ele pode ser tratado e o paciente curado. Ações como a do Julho Verde são realizadas para que a população perceba o risco dessa doença, busque estar sempre estar alerta aos seus riscos e tome os devidos cuidados”, declara a secretária de Saúde, Elisama de Freitas.

A prevenção para esse tipo de câncer envolvem cuidados especiais como: não fumar; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; ter alimentação rica em frutas, verduras e legumes; manter boa higiene corporal e bucal; usar protetores solares; usar preservativo na prática sexual e idas regulares ao médico e cirurgião dentista.