Hackers invadem sistema da Emasa e cobram resgate

A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) de Balneário Camboriú, sofreu nesta quarta-feira (13), um ataque cibernético de Ransomware, em sua rede interna de servidores de internet e computadores – que é um tipo de software nocivo que restringe o acesso ao sistema infectado com uma espécie de bloqueio, e cobra um resgate para que o acesso possa ser restabelecido.

Segundo o diretor Financeiro, Luis Henrique Cardoso, que também está respondendo interinamente pela Emasa, todos os computadores estavam com o antivírus atualizado e a empresa responsável pela instalação, está verificando como o sistema foi invadido.

“Tivemos os dados da rede interna de servidores da internet das Unidades comprometidos, mas o técnico conseguiu conter o acesso do ransomware e bloqueamos o sistema. Mas, não afetou em nada os dados do setor comercial, que é hospedado pela empresa terceirizada, e portanto, não atinge os consumidores”, explicou Luis Henrique, mencionando que ainda estão verificando os dados do backup e o que conseguem recuperar. “Também já estamos em fase de finalização do termo de referência para a contratação de uma solução de segurança da informação, para proteção de dados em repouso”, completa o diretor.

A Administração da Autarquia registrou um Boletim de Ocorrência para investigar o caso.