Jovem cai em penhasco do Pico da Teta e é resgatado por equipe de instrutores

Um jovem que caiu em um penhasco no Pico da Teta, em Balneário Camboriú, foi resgatado por uma equipe de instrutores profissionais. O incidente foi por volta das 10h da manhã deste domingo (28). O rapaz, de 22 anos, escorregou penhasco abaixo e ficou preso à vegetação e às pedras a uma distância de aproximadamente 15 metros da trilha. A equipe de profissionais da empresa de ecoturismo e aventuras estava no local praticando rapel, quando foi acionada pelos amigos da vítima.

Dois instrutores com experiência em resgate em altura fizeram a descida até a vítima, presos à cordas, enquanto outros membros da equipe prestaram apoio na parte de cima. Segundo Jurandir Vitorassi, que participou da ação, o resgate não era difícil, mas com certeza o jovem não conseguiria sair do local sozinho. “Primeiro nós fizemos uma ancoragem com as cordas na rocha, depois descemos em dois resgatistas clipados até onde ele estava e colocamos ele em uma cadeirinha usada em rapel. Usando a técnica de ascensão puxamos ele pra cima, preso em nós”, explica.

O jovem morador de Balneário Camboriú não teve ferimentos, estava apenas assustado. Ele contou que não lembra como o acidente aconteceu e que essa foi a primeira vez que ele visitou o Pico da Teta, portanto não conhecia a trilha. Ainda conforme os profissionais da Live the Life Adventure, provavelmente por não conhecer o caminho, o rapaz não percebeu a beirada do penhasco ao descer das pedras. O fato dele ter escorregado rente ao barranco – e não tombado – amenizou a situação, pois ele foi amortecido pela vegetação.