Eleitores de Santa Catarina enfrentam longas filas para votar neste domingo (2). Em Blumenau, no Vale do Itajaí, moradores relatam espera de até 2h30 para chegar às urnas. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o problema é pontual.
Em Balneário Camboriú umma urna apresentou problemas no EEB Presidente João Goulart, local de votação com maior número de eleitores da cidade.
Além disso, eleitores que votam em trânsito no município tiveram dificuldade em encontrar o número das seções. Por volta das 8h30, eleitores começaram a relatar que uma urna havia dado problemas no EEB Presidente João Goulart, na zona eleitoral 56. A votação atrasou para ter início por conta do problema.
A urna foi reiniciada pela equipe da seção 3, e voltou a funcionar. Porém, não demorou muito para que ela voltasse a apresentar problemas.
Segundo o cartório eleitoral, um técnico foi enviado ao local para avaliar o equipamento e verificar se será possível resolver o problema. Caso não seja possível solucionar a situação, a urna será substituída.
Eleitores ficaram mais de uma hora aguardando para votar. Os problemas ocasionaram filas extensas no local.
Outro problema aconteceu com os eleitores que solicitaram para votar em trânsito em Balneário Camboriú.
No momento da solicitação, um comprovante com o número da zona eleitoral foi emitido. No documento, havia um link que deveria ser acessado para saber o número da seção, até uma determinada data.
Contudo, muitos eleitores não acessaram o link, e chegaram para votar no Colégio COC, no centro da cidade, sem saber o número da seção.
No local, um QR Code foi colado na porta para consulta da seção. Porém, muitos eleitores não levaram o celular, já que não é permitido entrar com ele na cabine de votação.