As chuvas castigaram as cidades do Litoral Norte. Em Itajaí alguns bairros registraram ocorrências e choveu mais de 250mm na cidade desde o último sábado (26).
Até a manhã desta sexta-feira (2), foram atendidas mais de 50 ocorrências, entre deslizamentos de terra na rodovia Jorge Lacerda e nos bairros Ressacada e Limoeiro, quedas de árvores no bairro São Judas e no interior da cidade, além de diversos alagamentos.
Devido ao grande volume de água em decorrência das chuvas, também foi necessário interditar ponte Pênsil do Campeche. Itajaí realiza uma força-tarefa desde as primeiras horas desta quinta-feira (1°), para recuperar as ruas da cidade, principalmente no interior, local mais atingido.
O objetivo é atender os cidadãos, fazer a limpeza das ruas e recolher resto de vegetações em localidades mais afetadas, como Limoeiro, Campeche, Brilhante e KM12.
As aulas da rede municipal voltaram ao normal na manhã desta sexta-feira.
Balneário Camboriú
Apesar de não registrar ocorrências relacionadas à chuvas, a Defesa Civil de Balneário Camboriú renovou o alerta de atenção na cidade. De acordo com Fabrício Melo há previsão de chuva volumosa para as próximas horas desta sexta-feira, por isso a cidade mantém alerta.
“A chuva intensa será intercalada com momentos de sol, então é bem complicado, né, mas por enquanto a gente tá está só monitorando. Vai depender muito da evolução dessa quantidade de chuva, se vai ocorrer ou não, por isso mantemos as chuvas”.
Luiz Alves
Desde o último sábado (26), Luiz Alves acumula mais de 300mm de chuva e as condições do tempo seguem preocupando o governo Municipal, principalmente devido ao alto risco de deslizamentos na cidade.
Luiz Alves é uma das mais atingidas e mantém a suspensão de aulas até a próxima segunda-feira (5), com exceção das creches. O problema na cidade são os constantes deslizamentos que prejudicam a passagem dos ônibus escolares, 95% dos estudantes dependem do transporte escolar.
A última noite, de quarta (30) para quinta-feira (1°) foi de chuvas mais amenas, mas com o solo bastante encharcado, as encostas e morros começaram a se desprender em maior quantidade.
Equipes de servidores municipais se revezaram para cobrir o turno da noite, das 18h até às 6h nos últimos dois dias, monitorando todos os bairros do Município e mapeando possíveis áreas de risco. Além disso, o WhatsApp da Defesa Civil está sendo acompanhado 24h, para que todas as ocorrências registradas, sejam devidamente atendidas.