Santa Catarina deve registrar dias de um “calorão” com temperaturas que podem atingir os 40°C e alerta de baixa umidade relativa do ar a partir desta quarta-feira (7) após dias de muita chuva que resultaram em enchentes. Uma frente fria também deve chegar ao Estado no fim de semana.
Uma onda de ar quente, que atua na Argentina, pode proporcionar as altas temperaturas no Rio Grande do Sul e no Extremo-Oeste catarinense. A região de Uruguaiana (RS) pode chegar aos 45°C, sendo difícil, mas não é descartado. Itapiranga pode atingir os 40°C a partir de quinta-feira (8). As outras cidades do Oeste, algumas áreas do litoral, e Vale do Itajaí ficam entre 35°C e 38°C.
Além da chance de calor intenso, a Defesa Civil de Santa Catarina alerta que a umidade deve ficar abaixo dos 40% dos Planaltos ao Extremo-Oeste, que pode resultar em desidratação e dores de cabeça.
Por conta disso, é indicado um cuidado extra com a hidratação. Assim como usar roupas leves e também evitar exposição prolongada ao sol durante os horário de maior calor, ou seja, das 12h às 16h.