Quatro cidades decretam situação de emergência no Estado

Quatro municípios da região da Amfri decidiram decretar situação de emergência pública nesta terça-feira (20) por conta da situação.

Penha, Camboriú, Itapema e Balneário Piçarras comunicaram a decisão no decorrer no dia. As cidades foram fortemente castigadas pelas chuvas, e estão com bairros inteiros alagados.

Camboriú registrou duas mortes por soterramento, de duas adolescentes que moravam no loteamento Jardim Aliança, já no início da manhã.

Penha

Na manhã desta terça-feira, o prefeito de Penha, Aquiles da Costa (MDB) decretou situação de emergência na cidade. Segundo nota da prefeitura, mais de 50% das ruas do município estão com no mínimo uma lâmina de água, o que favorece alagamentos e isolamento de vias.

O abrigo emergencial já está ativo na Sociedade Amigos de Penha, e pedidos de emergência devem ser feitos pelo número 193.

“Infelizmente nossa cidade, assim como a região, foi abalada intensamente por chuvas acima da média e que causaram danos em praticamente todos os bairros da cidade. Estamos dando aporte emergencial as pessoas e nos organizando para limpar a cidade assim que a chuva estiar. Novamente, vivemos um momento de recuperação – um cenário que nunca vimos na cidade”, afirma o prefeito Aquiles.

Os atendimentos nas secretarias municipais estão suspensos nesta terça-feira. Já as Unidades Básicas de Saúde estão atendendo em regime emergencial, assim como o Pronto Atendimento 24h, que teve o número de médicos ampliado.

No momento, o foco é  auxiliar no resgate de famílias isoladas e o encaminhamento ao abrigo, o que tem sido feito por equipes da prefeitura.

Posteriormente, oito equipes irão percorrer a cidade com o maquinário adequado para recuperação e limpeza. Nas últimas 24h, Penha registrou 206 milímetros de chuva. A estimativa é que 15 mil moradores foram atingidos pelas chuvas.

Camboriú

Também durante a manhã, a prefeitura de Camboriú decretou situação de emergência. O decreto assinado pelo prefeito Elcio Rogério Kuhnen (MDB) autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

O documento também prevê a convocação de voluntários para reforçar ações de resgate e arrecadação de recursos para a população afetada, entre outras providências, com prazo de 180 dias.

Itapema

No início da tarde, a cidade de Itapema decidiu decretar situação de emergência devido ao alto volume de chuva. Foram registrados 176 milímetros de chuva em 24h no município.

Foram registradas ocorrências de alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos de terra. O Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), com representantes de todas as secretarias do Governo Municipal, Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros segue atuando desde a madrugada.

As equipes irão trabalhar também na abertura do Rio Perequê e do canal extravasor do Rio Fabrício.

O abrigo provisório em funcionamento na cidade fica no Salão da Capela Cristo Rei, no Bairro Morretes. As famílias já estão sendo encaminhadas para o local.

Balneário Piçarras

No meio da tarde de segunda-feira, o prefeito em exercício de Balneário Piçarras, Fabiano José Alves (DEM) decretou situação de emergência nível II em virtude das fortes chuvas.

Conforme o decreto, os agentes públicos poderão entrar nas casas para prestar socorro ou determinar imediata evacuação em caso de risco iminente à vida dos moradores.

A cidade teve um acumulado de 252,6 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, registrado já no início da manhã desta terça.

A Defesa Civil registrou dezenas de pontos com inundações e deslizamento de terra na cidade, e todos os bairros e localidades foram atingidos pelas enxurradas.

O abrigo organizado pela Secretaria de Assistência Social foi montado no ginásio Aurélio Solano de Macedo, no Centro. 37 pessoas que tiveram que sair de casa devido aos alagamentos já estão no local.

Funcionários da Assistência estão no ginásio recebendo doações de água, colchões, cobertores, tolhas, roupas e alimentos de rápido preparo.

A preocupação da Defesa Civil é com o nível do rio Piçarras que, no início da tarde desta terça já estava um metro acima do limite.

Com isso, há alagamento na rua João de Deus Carvalho, no bairro Santo Antônio, e nas ruas transversais, nas proximidades da Praça de Todas as Idades e da Secretaria de Saúde.

A Defesa Civil de Balneário Piçarras atende no telefone de emergência 199 e também no WhatsApp (47) 9 9261-4287.