Praia do Mariscal, em Bombinhas, perdeu certificação da Bandeira Azul

A Praia do Mariscal, em Bombinhas, está sem a certificação da Bandeira Azul, dada a praias que cumprem critérios de preservação ambiental. Na temporada 2022/2023, apenas duas praias da cidade seguem certificadas: Quatro Ilhas e Conceição.

Segundo o IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina), todos os locais avaliados no dia 2 de janeiro estavam impróprios para banho: Praia de Bombas, Bombinhas, Canto Grande, Mariscal e Zimbros. Mariscal chegou a ser certificada para a temporada, mas, com os resultados do IMA e um impasse com a prefeitura, o município afirmou que “optou por não hastear a bandeira”.

Bandeira Azul

A Bandeira Azul é a maior premiação ecológico destinado a praias, marinas e embarcações de turismo em todo o mundo. Conquistar o prêmio exige o atendimento de uma série de critérios, como gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços.

O programa promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas. O principal objetivo é conscientizar a sociedade e os gestores públicos quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em gestão, qualidade, proteção e educação ambiental.

Temporada 2021/2022: 
  • Praia da Conceição, Bombinhas (SC)
  • Praia de Mariscal, Bombinhas (SC)
  • Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas (SC)

Temporada 2022/2023: 

  • Praia de Quatro Ilhas – Bombinhas/SC
  • Praia da Conceição, Bombinhas/SC

Balneabilidade

Além da situação em Bombinhas, com todas as praias impróprias, Itapema também não tem nenhuma praia própria para banho, segundo o IMA. A coleta das amostras foi feita do dia 2 de janeiro e o relatório divulgado neste sábado (7).

Em Porto Belo, todas as praias estão impróprias (Perequê e Porto Belo). Balneário Camboriú tem três praias aptas para banho: Estaleiro, Estaleirinho, Laranjeiras e Taquaras, em frente à escola municipal.

Em Itajaí, todas as praias seguem próprias para banho: Praia Brava (frente ao Posto Salva Vidas 11 e em frente à rua Doca Rebello), Cabeçudas e Atalaia.

Prefeitura solicita ‘reavaliação’

Em nota, a prefeitura de Bombinhas afirmou que solicitou ao IMA uma reavaliação da análise, que destoa do histórico da Praia do Mariscal, que chegou a ser certificada para a temporada 2022/2023. “O IMA segue um cronograma fixo para realizar as coletas de água, sem considerar as condições climáticas que afetam diretamente a praia e a qualidade de água. Sendo assim, ao coletar as amostras durante chuva intensa, foi verificado perda de qualidade de água”, cita a nota.

“O município, uma vez que observou as análises impróprias do IMA, optou por não hastear a bandeira, mesmo com os laudos do laboratório contratado sendo positivos no mesmo período. Apesar dessa decisão, o município segue ofertando os mesmos serviços e uma praia com qualidade de água própria, demonstrada nas análises semanais”.

Leia na íntegra:

“A Praia de Mariscal vem sendo premiada pelo programa Bandeira Azul há três temporadas por apresentar um histórico de balneabilidade excelente, cumprindo com todos os requisitos internacionais de qualidade de água exigidos pelo programa. Tanto no histórico dos laudos do laboratório contratado, como no histórico do IMA, a praia sempre apresentou condições próprias para banho. Inclusive é conhecida como uma das melhores praias para banho da região.

No entanto, a cada ano a densidade demográfica vem aumentando e, com isso, aumentam os desafios para a gestão de praias do município. Estes desafios estão associados, entre outros fatores, às mudanças climáticas que envolvem problemáticas nunca antes enfrentadas, como as inundações e enchentes que enfrentamos em SC, em dezembro de 2022.

Durante a mesma semana, os laudos das análises de água divulgados pelo laboratório contratado para atender os critérios do programa Bandeira Azul, que foram coletadas fora do período de chuva intensa, mostraram que água já possuía novamente balneabilidade própria, o que condiz com a realidade da Praia de Mariscal fora de eventos climáticos específicos e com o fato de a prefeitura estar atuando ativamente na fiscalização do saneamento das residências e estabelecimentos. Dessa forma, o município, por meio de um parecer técnico, recorreu ao IMA para reavaliar essas análises.

Aqui ressaltamos que, pela Praia de Mariscal ser premiada com o Programa Bandeira Azul, os protocolos de atuação frente aos acontecimentos foram rápidos e o trabalho segue mesmo sem hastear a bandeira, o que comprova o compromisso do município para com o programa, demonstrando como este funciona como uma eficiente ferramenta de gestão de praia. O município segue à disposição para quaisquer esclarecimentos e recomenda a visita e o banho de mar na Praia de Mariscal.”