Retomada do turismo de Balneário Camboriú é consolidada por recorde de ocupação hoteleira em 2022

A hotelaria de Balneário Camboriú registrou recorde em sua ocupação nos últimos seis anos, com o melhor índice em 2022 – média anual de 68,19%, mostrando que a retomada do turismo pós-pandemia é uma realidade. O número é o maior desde 2017, quando o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau iniciou a coleta mensal de dados.

Ocupação de 2022 foi a melhor dos últimos seis anos

A presidente do BC Convention e hoteleira, Andrezza Negrini, explica que a situação do turismo de Balneário Camboriú voltou a se consolidar e isso é visível com o recorde de ocupação hoteleira – o melhor índice dos últimos seis anos (média anual de 68,19%, seguido por 61,86% em 2018, 59,71% em 2017, 55,29% em 2019, 50,73% em 2021 e 37% em 2020). “Foi somada a ocupação do ano de 2022 e comparada com os anos anteriores, registrando o melhor índice dos últimos seis anos”, diz.

A vice-presidente de captação de eventos do BC Convention e também hoteleira, Margot Rosenbrock Libório, pontua que o setor da hotelaria de Balneário está muito satisfeito com o resultado da ocupação do ano de 2022, oficializando a retomada do turismo de lazer pós-pandemia e ainda potencializada pelo turismo de eventos, através do Centro de Eventos Júlio Tedesco, com eventos atraindo mais turistas para a cidade, assim como os novos atrativos turísticos e os já consolidados. “Tudo isso motiva as pessoas a virem conhecer ou reconhecer Balneário Camboriú, com o alargamento da faixa de areia da Praia Central, todo esse conjunto da oferta turística, além da retomada, com a vontade das pessoas de viajar… tudo isso fez de 2022 um ano histórico na ocupação turística, isso pensando que no início do ano tivemos ainda o impacto da pandemia. Mesmo assim, um ano para ficar na história e esperamos que 2023 seja ainda melhor”, afirma.

A vice-presidente da hotelaria do BC Convention e também hoteleira, Dirce Fistarol, pontua que um conjunto de fatores positivos ‘impulsionam notadamente’ a retomada do turismo pós-pandemia. “O desejo de viajar depois de tantas incertezas, somado à nossa capacidade de motivar o turista com nossas práticas de bem receber, o olhar atento do poder público, nossas forças de segurança… tudo isso soma com nossa exuberante cidade, nossos equipamentos turísticos e nossa renovada faixa de areia! Tudo isso também despertou nos nossos vizinhos do Mercosul o desejo mais forte de retornar ao nosso destino, com volume mais significativo desde 2017! Com tudo isso, toda a engrenagem da cidade se fortalece, e nos incentiva a buscarmos a excelência na arte de bem receber”, afirma.