Ibama apreendeu embarcação sem licença de pesca na região

O IBAMA dentro da Operação Makaira abordou e apreendeu, com apoio do Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal (Nepom), embarcação que estava pescando na modalidade espinhel sem ter licença para essa modalidade.

A equipe de fiscalização monitorou a embarcação e fez a abordagem ao chegar ao porto de destino em Itajaí. A embarcação pescou 13 toneladas de pescados, principalmente de Tubarão Azul, Tubarão Mako, Espadarte e Albacora.

Além de pescar sem a devida licença os petrechos de pesca não atendiam plenamente as exigências legais relativas às medidas para evitar a captura e morte de aves marinhas nos anzóis do espinhel.

“ O impacto desta pesca direcionada principalmente a tubarões, o que não é previsto em lei, causa importante impacto para a conservação destas espécies. Aumentaremos ainda mais a fiscalização sobre essa modalidade considerando que várias espécies de tubarão já estão na lista de ameaçados de extinção e outras entrarão na lista até 22 de maio” informou o Agente de Fiscalização Federal Leandro Aranha.

A operação Makaira também vem fazendo, com apoio do Sea Shepherd, coleta de amostras de barbatanas e partes de tubarão, nos mercados e indústrias, visando identificar geneticamente possíveis espécies ameaçadas sendo vendidas com espécies permitidas.

O proprietário da embarcação, além de ter a carga e embarcação apreendidos, será multado pela pesca irregular e por tentar dificultar a fiscalização com valores que somados podem ultrapassar R$ 350.000,00.

Os pescados apreendidos serão todos doados para instituições assistenciais por meio do Mesa Brasil.