Segundo IMA, Praia Central está imprópria para banho, já relatório da Emasa diz o contrário. E agora, qual está correto?

O relatório de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA), referente à semana de 13 a 17 de fevereiro, mostra que dos 237 pontos analisados, 163 estão próprios para banho, o que representa 68,78%.

Com relação ao relatório anterior, 11 pontos passaram da condição de próprio para impróprio e quatro passaram da condição de impróprio para próprio. Em Florianópolis, dos 87 pontos analisados, 62 estão adequados para banho, o que representa 71,26%.

Esse é o décimo terceiro relatório semanal de balneabilidade da temporada de verão e pode ser conferido na íntegra aqui.

Divulgação

De segunda a quinta-feira, o Programa de Monitoramento segue um cronograma de coletas, preestabelecido. À medida que as análises vão sendo concluídas pelo laboratório do IMA, o resultado do ponto vai sendo atualizado automaticamente no mapa do site balneabilidade.ima.sc.gov.br e no aplicativo Praia Segura.

Na sexta-feira, o IMA divulga o relatório com o balanço da semana e a avaliação dos pontos monitorados por parte da equipe técnica.

Para acompanhar os resultados das coletas, quase em tempo real, basta clicar no ponto do seu interesse e conferir no mapa do site, o status da propriedade da sua praia preferida e a data da última coleta realizada no local. O site também possui o menu “histórico”, um espaço de pesquisa onde é possível acessar as datas das coletas e os resultados de todos os pontos amostrados.

O Programa de Monitoramento do IMA contempla 27 municípios litorâneos e mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina, compondo as cidades de: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

O que diz o resultado de balneabilidade da EMASA:

O relatório de balneabilidade das praias de Balneário Camboriú divulgado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) – referente a coleta do dia 10 de fevereiro – apontou os 10 pontos da Praia Central e os quatro pontos das Praias Agrestes, com resultado positivo, ou seja, o resultado das amostras abaixo de 800 NMP/100mL. Exceto a Lagoa de Taquaras que segue imprópria – com análises e estudos em andamento para torná-la própria.

Mesmo estando dentro da classificação de “própria para banho” da Resolução Conama nº274, a Emasa esclarece que: para determinar a condição destas praias como própria ou imprópria para banho não seria suficiente os resultados das amostras de apenas um dia de coleta, e sim, os resultados de cindo dias de amostragem ou das últimas cinco semanas, no mesmo local. Como as coletas feitas por laboratório contratado pela Emasa estavam paralisadas no mês de janeiro, em razão de problemas contratuais, não obtemos ainda os resultados de cinco dias de amostragem. Desta forma, com base nessa resolução, não podemos concluir se as praias de Balneário Camboriú estão próprias ou impróprias para banho, por meio do monitoramento feito pela Emasa, por meio de laboratório contratado.

Os 15 pontos analisados pelo Umwelt Biotecnologia Ambiental, credenciado no Instituto do Meio Ambiente (IMA) e acreditado no INMETRO são: praias de Estaleirinho, Estaleiro, Taquaras e Lagoa de Taquaras, Laranjeiras, e Praia Central em frente à Rua 4009 – Pontal Sul, em frente as ruas 4000, 3500, 3000, 2500, 2000, 1400, 51 e 1001, e Pontal Norte. Os relatórios completos estão disponíveis no site da Emasa, no link: https://www.emasa.com.br/emasa/laboratorios/balneabilidade-praias–boletim-semanal.

Segundo a Emasa, durante a temporada de verão, as coletas são feitas três vezes por semana, para retratar condições mais reais da qualidade da água, e assim, garantir um banho de mar seguro aos moradores e turistas.