Anatel autoriza migração e limpeza do 5G em Balneário e Camboriú

Em reunião hoje na Anatel foi autorizado iniciar os trabalhos de migração e limpeza de espectro, condição para a liberação do 5G, em Balneário Camboriú e Camboriú no dia 27 desse mês ainda.

A data de término desse trabalho não está definida, mas o fato é que essa liberação será antecipada nesses dois municípios. É importante ressaltar que, para o 5G poder ser instalado, é necessário uma legislação específica que precisa passar pela Câmara de Vereadores. Só depois da alteração ou adequação da legislatura é que as operadoras poderão instalar as antenas para o 5G.

O QUE É 5G?

O 5G é a quinta geração das redes móveis, que vem sendo desenvolvida desde os anos 2000, para ser a sucessora da rede 4G. Ela promete maiores velocidades de conexão e download de dados, entre 600 Mb/s a até 2 Gb/s. Após vários anos de desenvolvimento e especulações, entrou em operação em 2019, ainda que de forma bastante limitada.

Velocidade, latência e cobertura

O 5G, em teoria, é mais veloz do que o atual 4G. As velocidades máxima e média aumentaram consideravelmente desde o 2G, a primeira rede digital, lançada nos anos 1990 (a rede 1G era analógica). É importante notar que o 4G ainda vem sendo aperfeiçoado e pode vir a atingir velocidades maiores do que as apresentadas hoje.