Dois réus foram condenados por homicídio duplamente qualificado por assassinarem o dono de um mercado que exigiu o uso de máscara, obrigatório no estabelecimento na época do crime, em março de 2021. O homicídio aconteceu no bairro Alto São Bento, em Itapema.
Os homens foram condenados pelo Conselho de Sentença, que acolheu a denúncia do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina). Um dos réus foi condenado a 17 anos e seis meses de reclusão e, o outro, reincidente em crime violento, foi condenado a 21 anos de prisão.
Além de motivo fútil para o assassinato (um desentendimento no uso de máscaras), os réus também agiram de forma inesperada e com uso de arma de fogo, impossibilitando a defesa da vítima. Essas qualificadoras foram reconhecidas pelo Conselho de Sentença e somaram na pena.
O crime
No dia 22 de março de 2021, auge da pandemia da Covid-19, os réus tentaram entrar num mercado, no bairro Alto São Bento, sem máscara de proteção. O dono do local exigiu que eles usassem o item de proteção. Eles discutiram e a dupla foi embora, mas retornaram logo depois.O crime aconteceu em frente ao estabelecimento, onde a vítima foi surpreendida pelos réus. Um deles ficou no carro para facilitar a fuga enquanto o outro sacou a arma e disparou quatro vezes contra a vítima, atingindo a cabeça e o antebraço.