Corpo de Bombeiros de Balneário Camboriú recebe Auto Escada Mecânica

O dia 15 de abril de 2023 marca uma data histórica para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Foi ativada a Auto Escada Mecânica 07, viatura destinada à operação de salvamentos e combate à incêndio, que irá auxiliar não só o Corpo de Bombeiros de Balneário Camboriú, mas sim, as unidades de toda a região.

O veículo, da marca Magirus, referência mundial em construção de viaturas desse porte, foi produzido na Alemanha e segue os padrões de certificação europeia.

Pesando aproximadamente 26 toneladas, a viatura possui uma escada de alcance vertical de 55 metros, equipada com um cesto de salvamento de capacidade de 300 kg, um elevador de resgate com controle eletrônico para 3 pessoas, sistema de combate a incêndio com canhão monitor com volume de até 2500 litros por minuto, gerador elétrico, ventilador de pressão positiva, guincho de 12 mil libras de capacidade e 35 metros de cabo de ancoragem, além de equipamentos diversos para salvamento e resgate.

O veículo chegou em Santa Catarina em janeiro de 2023, e durante os primeiros meses do ano passou pelos processos de revisões exigidas pelo fabricante e instalação de sistema de radiocomunicação e plotagem.

Durante os dias 10, 11 e 12 de abril, 11 bombeiros militares participaram do curso de operação ministrado pela Magirus (fabricante), em Balneário Camboriú. O senhor Florisvaldo Santos, instrutor da Magirus, destacou a importância da capacitação técnica, pois a viatura é referência mundial na atividade, seguindo os mais elevados padrões de qualidade e na segurança de bombeiros, não só na Europa mas em todo o mundo.

A primeira escada Magirus do CBMSC entrou em operação no ano de 1957, após o grande incêndio que destruiu a Assembleia Legislativa na capital do Estado em 1956. Ao passar dos anos, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina teve mais 5 escadas mecânicas de fabricação nacional.

Segundo o comandante do 13º BBM, senhor Tenente-Coronel BM Zevir Anibal Cipriano Junior, a recente aquisição deixa a corporação em um patamar técnico elevado, aumentando a eficiência no atendimento de ocorrências de alta complexidade. 

Durante o serviço, a viatura será operada por dois bombeiros habilitados, em regime de prontidão, sendo um motorista operador e seu auxiliar. Como a viatura é projetada para ter uma autonomia de oito horas ininterruptas sem necessidade de abastecimento, a área de atuação é bastante extensa, podendo ser empregada em toda a região da foz do Rio Itajaí, apoio em ocorrência na região metropolitana de Florianópolis, bem como em regiões do norte do estado e médio vale do Itajaí.