Sob o comando das Polícias Federal e Civil do Paraná, além da Receita Federal, a operação Downfall foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (4), cumprindo mandados de prisão, apreensão e bloqueios financeiros que chegam a R$ 1 bilhão em diversos Estados brasileiros.
A operação têm como objetivo reprimir e desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional e interestadual de drogas com diversas ramificações no país.
Só nesta quinta-feira, cerca de 350 policiais federais, 130 policiais civis e 25 auditores da Receita Federal estão nas ruas para cumprir 30 mandados de prisão preventiva e 87 mandados de busca e apreensão em endereços situados nos Estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Goiás e Espírito Santo.
Também foram decretados o sequestro de imóveis, bloqueio de bens e valores nas contas bancárias e aplicações financeiras dos investigados, que totalizam um valor estimado de aproximadamente R$ 1 bilhão.
As investigações revelaram que a organização criminosa consiste em uma complexa estrutura logística para operação das ações de narcotráfico interestadual e internacional, que abrange desde a produção da droga no exterior, o ingresso e transporte no Brasil, distribuição nacional, preparação e o envio dos carregamentos de cocaína para o exterior utilizando principalmente o modal marítimo.