Itajaí reforça acolhimento a pessoas em situação de rua em dias de frio intenso

Com a chegada do frio intenso à região, o Município de Itajaí reativou o abrigo de inverno para receber moradores em situação de vulnerabilidade desde segunda-feira (12). As abordagens sociais também foram intensificadas, com atendimentos diários por toda cidade para dar suporte às pessoas em situação de rua. A população pode acionar o serviço pelo telefone de plantão (47) 99919-8961 (Ligações e WhatsApp). A equipe de proteção social está disponível até a meia-noite para atendimento e encaminhamentos ao abrigo.

O espaço de acolhimento funciona em noites de frio intenso, a partir das 19h, com 40 vagas para pernoite. O local para atender as pessoas em situação de vulnerabilidade fica na rua Jorge Fernandes, nº 67, no bairro Fazenda. A Casa de Apoio Social também está preparada para atendimento, caso a demanda seja superior ao número de vagas disponíveis no abrigo. Organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o abrigo oferece colchões, cobertores, travesseiros e kits de higiene para proporcionar noites mais confortáveis e seguras à população que necessita.

Previsão do tempo

De acordo com a Defesa Civil de Itajaí, a formação de um ciclone no oceano próximo da costa catarinense deixa o tempo instável, com muitas nuvens, chuva persistente e volumosa entre a tarde desta terça (13) e sexta-feira (16). As temperaturas mínimas ficarão entre 10°C e 15°C e máximas entre 16°C e 21°C.

Balneário Camboriú

De acordo com a secretária de Inclusão Social de Balneário Camboriú, Christina Barichello, já existem serviços e locais permanentes que prestam auxílio ao público vulnerável. Dentre eles estão:

  • Casa de Passagem – localizada na entrada da cidade, no km 130 da BR-101, bairro Várzea do Ranchinho, tem atendimento 24h. Aqueles em vulnerabilidade social podem se deslocar até o local, ligar no (47) 3361-7813 ou ainda entrar em contato com a Abordagem Social;
  • Clínica Social – atende na rua Itália 1059, Bairro das Nações, das 19h às 7h. Conta com atendimento médico, psicológico e social, bem como fornece corte de cabelo e roupas às pessoas em situação de rua que vão até o local ou são levados através da abordagem de agentes sociais. Desde que concordem, elas podem ser internadas, caso contrário, voltam para as cidades de origem;
  • Abordagem Social – serviço de acolhimento que, através de vans, percorre as regiões da cidade onde há uma maior concentração de pessoas em vulnerabilidade, como o Centro de Balneário Camboriú, e sob concentimento pode encaminhá-las à Casa de Passagem ou à Clínica Social. Também é possível solicitar o atendimento pelo telefone 156 ou WhatsApp (47) 98839-7075.