Governo de Santa Catarina decreta situação de emergência em Saúde

Com as taxas das UTIs adulto (Unidades de Terapia Intensiva) em 100% de ocupação tanto no Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, e Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, o Governo do Estado de Santa Catarina decretou situação de emergência devida a alta ocupação dos leitos

O decreto foi por determinação do governador Jorginho Mello (PL), o Governo do Estado alterou o decreto número 80, de 20 de março de 2023, em virtude da situação de emergência em saúde pública, decorrente da elevada taxa de ocupação dos leitos de UTI neonatais, pediátricas e adultas.

A UTI neonatal do Hospital Marieta está com ocupação em 90%, já a do Ruth Cardoso está com a taxa de 100%. O Hospital Infantil Pequeno Anjo, em Itajaí, também está com a UTI 100% ocupada.

Dengue e síndrome respiratória são as principais causas de internação na UTIs

De acordo com o Governo do Estado, a condição tem sido agravada em decorrência das síndromes respiratórias e dengue nos hospitais catarinenses. O novo decreto também garantirá o atendimento e a continuidade das melhorias estruturais nos seis hospitais da rede própria da SES (secretaria de Estado da Saúde), localizados na Grande Florianópolis.

A secretária explica que, desta forma, o decreto irá agilizar a contratação de serviço, a aquisição de itens de reparo e obra de ampliação, e o custeio de medidas necessárias para recuperar, responder e restabelecer a normalidade da prestação dos serviços essenciais e de prevenção, controle e de contenção de riscos de danos e de agravos à saúde da população. O decreto está em vigor desde a datada da publicação, na última sexta-feira (16).