Número de municípios afetados e em situação de emergência estabiliza,mas temporais retornam ao estado nesta segunda-feira

Permanece em 144 os municípios que registraram ocorrências em virtude das chuvas registradas desde o dia 04 de outubro no estado. Os dados estão no relatório da Defesa Civil divulgado no fim da manhã desta segunda-feira, 16. São 126 os municípios que emitiram decretos de situação de emergência, o número também é o mesmo se comparado ao último relatório divulgado no domingo.

O estado tem confirmadas 4 mortes decorrentes do evento climático (Palmeira, Rio do Oeste, Campo Belo do Sul e Rio do Sul) , além de 1 ferido em Timbó.

Desde que as chuvas volumosas atingiram o estado no começo do mês de outubro, são contabilizados registros de chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos e granizo que atingiram residências, estradas e centros urbanos em diversas regiões de Santa Catarina.

Atenção Meteorológica

Nesta manhã, a Defesa Civil atualizou nota de Atenção Meteorológica para temporais com chuva intensa e volumosa entre segunda, 16, e terça-feira,17.

O fluxo de calor e umidade da região amazônica, áreas de baixa pressão em vários níveis da atmosfera e a formação de uma frente fria no oceano provocam temporais, chuva intensa e volumosa. O risco é moderado nas áreas em amarelo e alto nas áreas em laranja para destelhamentos, queda de árvores, danos a rede elétrica, alagamentos, enxurradas, inundações graduais e deslizamentos.

São esperados volumes de chuva entre 90 e 140 mm entre o Grande Oeste e o Planalto Sul e de 70 a 110 mm entre o Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e Litoral Sul. No restante do estado, os acumulados previstos ficam entre 40 e 70 mm. Entre o Extremo Oeste e Oeste, há possibilidade de ocorrência de tempo severo.