Novo Comandante-Geral dos Bombeiros é empossado em solenidade na capital

Na manhã desta quarta-feira, 31, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), passou a ter um novo comando. Foram empossados nesta solenidade o Comandante-Geral, coronel Fabiano Bastos das Neves, além do Subcomandante-Geral, coronel Jefferson de Souza e o Chefe do Estado-Maior Geral, coronel Vandervan Nivaldo da Silva Vidal. O evento da passagem do Comando ocorreu em Florianópolis, no Centro de Ensino Bombeiro Militar, com a presença do governador Jorginho Mello, da vice-governadora, Marilisa Boehm, representantes dos três poderes, forças de segurança e secretários de Estado.

“É um prazer pra mim estar aqui hoje. Eu tenho o maior orgulho de participar de uma solenidade como essa onde a gente pode conhecer um pouco mais a grandeza desses profissionais que se dedicam para proteger as vidas e os patrimônios. Vejo no trabalho de cada um, cada uma, o amor e compromisso com Santa Catarina”, destacou o governador Jorginho Mello.

Passagem de Comando

O coronel Fabiano Bastos das Neves é o 12º Comandante a assumir o mais alto cargo do CBMSC.
O coronel Fabiano de Souza deixou o cargo de Comandante-Geral do CBMSC após 1 ano e 1 mês na função. Ele passa a ser o secretário da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil.

Durante o ato de passagem do Comando, o governador repassou a Espada de Comandante-Geral ao coronel Fabiano Bastos das Neves. Esta espada é de uso exclusivo do oficial nomeado para este cargo e é repassada a cada novo Comandante. Ela é diferenciada pelo formato, com a lâmina curva e em metal dourado, tendo os símbolos da corporação.

Na lâmina são registrados os nomes de todos os Comandantes-Gerais que a empunharam durante os períodos do Comando, com o objetivo de manter viva a memória da corporação.

“Estou repleto de gratidão neste dia de despedida do comando-geral e quero agradecer meus colegas do Corpo de Bombeiros Militar que se doam a cada dia por essa corporação. Quero honrar a jornada, força e coragem que emergem de todos. Foi um esforço conjunto para proteger os nossos catarinenses. Agora sigo para uma nova missão na Defesa Civil”, disse o coronel Fabiano de Souza.