Nove casos de sarna foram registrados no Núcleo de Educação Infantil (NEI) Sementes do Amanhã, no bairro dos Municípios, em Balneário Camboriú. O surto fez com que as aulas fossem suspensas nesta segunda-feira (10). Somente na semana passada foram confirmados nove casos de escabiose, a popular sarna humana, e mais nove casos estão sob investigação.
A doença atingiu alunos e também professores da unidade. Na última semana, os casos foram confirmados em seis crianças e três funcionários. Já os casos em investigação englobam sete crianças e dois funcionários. Ao todo a unidade atende a 320 crianças de um a três anos, distribuídas em 12 salas.
A Secretaria de Educação de Balneário Camboriú informou que o atendimento foi suspenso na sexta-feira, no período vespertino, após visita da vigilância sanitária. O prédio passou por higienização no domingo e o procedimento será refeito hoje.
A sarna humana é altamente contagiosa e causa coceira intensa na pele provocada pelo ácaro parasita sarcoptes scabiei. A transmissão ocorre pelo contato direto com a pessoa, roupas ou objetos contaminados. O tratamento da sarna é feito com medicamentos.