Os agentes colombianos estão participando do I Curso Internacional de Segurança Viária, promovido pela PRF
Nesta segunda-feira (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizam um “Comando Escola” com a participação de 50 agentes da Polícia Nacional da Colômbia, em Palhoça (SC). A ação faz parte do I Curso Internacional de Segurança Viária, que está sendo promovido pela PRF para os policiais colombianos, e contará com atividades práticas de fiscalização de trânsito, enfrentamento à criminalidade e ações educativas.
Durante o comando, os alunos terão a oportunidade de vivenciar a prática operacional da PRF, acompanhando abordagens e os procedimentos de fiscalização de veículos, documentos e pessoas. Na área de educação para o trânsito, o comando contará com a carreta do “Cinema Rodoviário da PRF”, uma estrutura que se transforma em uma sala de cinema com capacidade para 90 pessoas e será utilizada para apresentar campanhas educativas sobre segurança no trânsito.
Além dos alunos, instrutores e da coordenação do curso, a ação terá a participação de policiais do Núcleo de Operações Especiais (NOE), do Grupo de Motociclismo Policial (GMP) e do Grupo de Educação para o Trânsito (GETRAN) da PRF em Santa Catarina.
“A atividade será uma oportunidade de aprofundarmos os conhecimentos e técnicas abordados ao longo do curso. Essa demonstração prática do trabalho operacional da PRF fortalecerá o aprendizado proposto para essa capacitação”, explica o PRF Marcio Camargos, coordenador-geral do curso.
Sobre o I Curso Internacional de Segurança Viária: A inédita capacitação internacional está acontecendo na Universidade Corporativa da PRF (UniPRF), em Florianópolis, desde o dia 29 de maio e se estenderá até o dia 24 de junho de 2024. Com carga horária de 120 horas, o curso aborda a segurança viária, de maneira ampla.
Direitos Humanos, Policiamento e Fiscalização, Técnicas de abordagem, Condução Veicular Policial, Fiscalização de Trânsito, Perícia em Sinistros de Trânsito, Armamento, Munição e Tiro são algumas das disciplinas que compõem a grade curricular do curso, que traz também o enfrentamento a crimes específicos, como o tráfico de drogas e armas, fraudes veiculares e crimes ambientais.
Além da capacitação técnica, o curso tem proporcionado um intercâmbio de conhecimentos e experiências sobre desafios na segurança viária, que são comuns aos dois países.