Catarinense de Pinhalzinho será a porta-bandeira do Brasil nos jogos Olímpicos de Paris

A catarinense Raquel Kochhann foi a escolhida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para ser a porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris. A atleta da seleção de rugby entrará ao lado do Isaquias Queiroz, da canoagem. O evento tradicional, com o desfile das delegações, acontece nesta sexta-feira, às 14h30 (horário de Brasília), no rio Sena.

Com 31 anos, a catarinense é capitã da seleção feminina de rugby do Brasil e motivo de orgulho para a família, do Oeste de Santa Catarina. Ela participa pela terceira vez da competição internacional, que começa na sexta-feira (27), após superar um câncer de mama.

Raquel esteve presente também nos jogos Olímpicos Rio-2016 e em Tóquio-2021. Após retornar do Japão, porém, enfrentou o diagnóstico de câncer de mama e de um tumor ósseo no peito. Segundo o Comitê Olímpico do Brasil, precisou passar por sessões de quimioterapia e uma mastectomia, mas se recuperou a tempo de retornar às competições em janeiro de 2024.

A família mora em Pinhalzinho, no Oeste de Santa Catarina, mas Raquel nasceu em Saudades, distante cerca de 10 quilômetros.