Com as altas temperaturas durante o verão e o constante uso de ventiladores o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) ressalta que é preciso seguir alguns cuidados. Em Criciúma, no Sul do Estado, somente neste ano pelo menos três incêndios em residências e empresas tiveram, após uma perícia, a confirmação de que as chamas iniciaram nestes aparelhos.
De acordo o 3º sargento Felipe Rosa Possamai, inspetor de incêndio que atua em Criciúma e municípios adjacentes, é preciso atenção com ventiladores que ficam ao longo do ano parados e só voltam a ser usados com a chegada dos dias mais quentes.
O primeiro ponto, segundo o inspetor, é de que nunca se deve forçar o funcionamento. “Às vezes temos o costume de empurrar a hélice, isso eventualmente pode se tornar um hábito, e aí pode ser esquecido o eletro ligado causando uma sobrecarga”, destaca.
Outro ponto em evidência para possíveis incêndios são as emendas nos fios. “Toda e qualquer emenda feita foge do padrão de fábrica. Uma emenda mal feita pode gerar um aquecimento e resultar em um incêndio”, enfatiza o sargento.
Para o chefe do Serviço de Segurança Contra Incêndio (SCCI) do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Criciúma, 1º tenente Eduardo Henrique Ribeiro, a limpeza deve ser feita periodicamente. “Boa parte do ano nós não o usamos, então é fundamental que antes de ligar o ventilador seja feita uma limpeza geral, desmontando os equipamentos e limpando as hélices e motor”, ressalta.
Vale ressaltar que em Santa Catarina a voltagem utilizada nos eletrodomésticos e eletroeletrônicos é de 220 volts.