O Dr. Luiz Carlos Dias, referência internacional no campo da química medicinal, recebeu o título de cidadão benemérito de Balneário Camboriú na noite desta última segunda-feira (9), em sessão solene na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú. A proposta, apresentada pelo vereador Eduardo Zanatta (PT), reconhece a importância das contribuições científicas e sociais de Luiz Carlos Dias para Balneário Camboriú e o mundo.
“O professor Luiz Carlos Dias merece todas as homenagens pelo trabalho que desenvolve em defesa da ciência e da vida. Durante a pandemia, foi ele quem esteve na linha de frente desmentindo fake news em rede nacional e nos mostrando os protocolos que deveríamos seguir”, finaliza o vereador.
Durante o seu pronunciamento, Luiz Carlos Dias falou sobre os desafios em ser cientista no Brasil: “Ser cientista no Brasil é um desafio, mas seguimos firmes. Durante a pandemia, como membro da força-tarefa da Unicamp, atuei em diversas frentes, levando informações baseadas em ciência para a população. Defendi as universidades públicas, a ciência e as estratégias de vacinação contra a onda de fake news e o negacionismo, amplamente financiados por interesses escusos”, afirmou o homenageado.
Conheça Luiz Carlos Dias
Luiz Carlos Dias nasceu no dia 31 de julho de 1964, em Balneário Camboriú. Formado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e com Doutorado em Ciências Químicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), além de Pós-Doutorado pela Universidade de Harvard, Luiz Carlos dedica sua vida à pesquisa científica e à educação. Atualmente, ele atua como professor titular na Unicamp, onde colabora com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e lidera um consórcio internacional voltado ao desenvolvimento de tratamentos para doenças tropicais.
Durante a pandemia de COVID-19, Luiz Carlos foi uma voz firme na defesa da ciência e da saúde pública. Atuando pela força-tarefa da Unicamp, combateu a desinformação e promoveu medidas de proteção, consolidando sua reputação como defensor da ciência. Recentemente, lançou o livro “Não há mundo seguro sem ciência”, no qual compartilha sua experiência na luta contra a desinformação durante a crise sanitária.